A inauguração da Avenida Beira-Mar Continental marcada para quinta-feira é parte da programação de 286 anos de Florianópolis, comemorados em 23 de março, mas já foi prometida para outros aniversários. A obra começou em 2004, na gestão da então prefeita Angela Amin. No final de 2009, quando a obra deveria ser concluída, o então presidente da Câmara Gean Loureiro, como prefeito em exercício, afirmou que seria liberada a pista, ciclovia, urbanização e iluminação no aniversário de 2010.
Continua depois da publicidade
Dois anos se passaram, e a obra foi embargada a partir de denúncia do Ministério Público Federal, baseada em ação civil pública e inquérito da Polícia Federal. A PF constatou alterações na fauna da baía naquele trecho e salientou o risco de alagamento na região. Dário Berger foi denunciado por dois crimes da lei ambiental e um crime contra o patrimônio.
Outros entraves contribuíram para postergar a inauguração. Quatro casas impediram, por muito tempo, a conclusão do cruzamento da via por baixo da Ponte Hercílio Luz até as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. No fim de 2011, foram desapropriadas. Em dezembro também houve a demora na chegada dos semáforos.
Confira o vídeo com a alteração no trânsito:
Continua depois da publicidade