O emprego na indústria aumentou 0,4% na passagem de setembro para outubro, na série livre de influências sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira. Na comparação com outubro de 2011, o emprego industrial apontou queda de 1,2% em outubro deste ano, décimo terceiro resultado negativo seguido nesse tipo de confronto.

Continua depois da publicidade

No acumulado de 2012, os postos de trabalho na indústria diminuíram 1,4%. Em 12 meses, o emprego industrial acumulou queda de 1,2%.

Setorialmente, ainda no índice mensal, o total do pessoal ocupado assalariado recuou em doze dos dezoito ramos pesquisados, com destaque para as pressões negativas vindas de vestuário (-10,5%), calçados e couro (-5,9%), meios de transporte (-3,3%), têxtil (-5,5%), outros produtos da indústria de transformação (-3,7%), madeira (-6,6%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,4%) e papel e gráfica (-2,5%). Por outro lado, o principal impacto positivo sobre a média da indústria foi observado no setor de alimentos e bebidas (4,0%), vindo a seguir borracha e plástico (2,1%) e indústrias extrativas (3,6%).