Cansados de esperar na chuva, no sol forte, em pé e sem onde se encostar, moradores do Rio Tavares, sul da Ilha, arregaçaram as mangas e eles mesmos construíram um ponto de ônibus de madeira na SC-405. Mas nesta quinta-feira, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis irá retirar a estrutura feita por eles para construir uma padronizada com as demais. A população local garante: tem mais ponto de ônibus que precisa ganhar estrutura física. E o ponto artesanal de madeira pode ir para outros locais.

Continua depois da publicidade

A doméstica Rosângela Santos da Cruz, de 33 anos, e o filho, Pablo Henrique, 12, usam todos os dias o ponto para pegar ônibus para trabalhar e estudar, respectivamente. Eles perderam as contas de quantas vezes tomaram chuva no local, porque apenas existia a placa do transporte coletivo. Rosângela lembra que, anos atrás, a estrutura caiu com um vendaval e nunca mais foi reposta.

Foi uma ótima ideia os vizinhos construírem o ponto. Só assim para chamar a atenção do poder público — opinou a trabalhadora.

O morador João Alves, de 59, lembra que há quase uma década a comunidade pede a construção do ponto físico. Segundo ele, o dono do terreno cedeu o espaço necessário e até foi solicitado para afastar o poste de eletricidade para isso.

Continua depois da publicidade

Aí o pessoal cansou e fez o ponto, há cerca de um mês. A prefeitura apareceu e queria derrubar para construir o padronizado. Falamos para retirar só quando o novo fosse colocado, e é o que vão fazer — relatou o morador, que lutou bastante para a construção do espaço.

Mais um ponto, por favor

No outro lado da rodovia há outro ponto, no sentido bairro-Centro, em que os moradores precisam ficar em pé, porque só tem a placa no local.

Anos atrás tinha um ponto bem bonito na frente da minha casa. Em 2010, retiraram para alargar a via e colocaram mais para frente, só com uma placa — detalhou João.

Continua depois da publicidade

A diarista Adriana Nascimento, 43, e o filho, Cristiano Nascimento, de 18, utilizam o ponto do outro lado da SC-405 todos os dias, também para trabalhar e estudar.

Seria muito importante ter um ponto físico aqui também. Muita gente pega o ônibus para ir para o Centro, sem contar nos idosos que precisam ficar em pé — lembrou Adriana.

Os moradores avaliam a possibilidade de colocar o ponto de madeira, que eles mesmos construíram, neste local, assim que a estrutura do sentido Centro-Bairro for construída. A calçada ali, no entanto, é pequena. Seria preciso pedir autorização para os donos do terreno do local.

Continua depois da publicidade

O que diz a Secretaria de Mobilidade

O secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Sérgio Hickel do Prado, afirmou que a prefeitura estava sem dinheiro, mas que um ponto padronizado será feito no espaço onde está o de madeira, já nesta quinta-feira. Sobre o ponto no outro lado da via, ele explica que é preciso avaliar a necessidade e possibilidade de construção.

A partir de agora, a manutenção dos pontos de ônibus passará para a responsabilidade da Comcap. A empresa pública está estruturando e capacitando uma equipe operacional e providenciando equipamentos para solda e lavação dos abrigos. O objetivo é economizar com terceirizações.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis