Salvador acordou com vento, nuvens e uma temperatura de 25°C depois de uma madrugada de chuva fina e esparsa. Neste sábado, mas com previsão de sol, às 17h, a capital baiana recebe o seu sexto e último jogo da Copa do Mundo do Brasil. Acolhe a Holanda, uma das favoritos ao título, e a Costa Rica, surpresa da competição. São esperados mais de 50 mil espectadores, com uma maioria de brasileiros e holandeses.

Continua depois da publicidade

Como aconteceu em Porto Alegre, os europeus ganharam um ponto específico para fazer a sua tradicional concentração, a Orange Square. Os fãs da Costa Rica também serão bem-vindos à festa.

Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014

Confira os confrontos das quartas de final do Mundial

Continua depois da publicidade

Os estrangeiros se reunirão no Pelourinho. Serão recebidos por DJs, percursionistas do Olodum, um minitrio elétrico e baianas tipicamente trajadas. Às 14h, a marcha laranja seguirá do Centro História para a Arena Fonte Nova, endereço da decisão, acompanhada por um ônibus com placas da Holanda e uma orquestra de metais.

A Secopa organizou uma rota especial para os torcedores, com ruas decoradas, cartazes e bandeiras. É ideia similar ao Caminho do Gol porto-alegrense, que saia do centro da capital gaúcha, descia a Avenida Borges de Medeiros em busca do Beira-Rio, uma dos 12 estádios da competição da Fifa.

Os grandes jornais da Bahia, no entanto, não reservaram neste sábado seus melhores espaços à partida que envolve a clássica Laranja Mecânica e os surpreendentes Ticos. Todas as manchetes trazem o nome de Neymar, o camisa 10 do Brasil. O único craque da Seleção sofreu uma lesão grave no final do jogo desta sexta feira. A partida encaminhou os brasileiros para uma das semifinais do torneio, contra a Alemanha, terça-feira, no Mineirão.

Continua depois da publicidade

“Neymar fratura a vértebra e está fora da Copa do Mundo”, crava o jornal A Tarde. Uma foto do colombiano Zúñiga quase montado nas costas do atacante ilustra a matéria.

“Neymar sofre fratura na vértebra e está fora da Copa”, informa a edição online do jornal Correio24horas. Num subtítulo, diz que o jogador “deixou o campo ao hospital de Fortaleza em maca e escondendo o rosto”.

“Brasil passa pela Colômbia e pelo pior juiz da Copa 2014”, garante a Tribuna da Bahia. Junto ao título principal, repete os outros jornais: “Neymar sofre fratura na vértebra e está fora da Copa”. Destaca ainda que os jogadores da Seleção usam as redes sociais para dar força ao colega.

Continua depois da publicidade

Salvador se despede dos jogos do Mundial neste sábado. O Brasil curtirá mais oito dias, quem sabe com a Seleção no Maracanã, no dia 13.

“Os orixás da Bahia estão ao lado dos jogadores da Seleção”, garantem os torcedores na fan fest da Fifa, organizada no Farol da Barra. Sexta-feira, cerca de 50 mil pessoas assistiram ao jogo do Brasil em telões. Nesta sábado, a presença do público deve ser menor, mas o carnaval está garantido a partir das 11h.

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.

Android

iOS