A influenciadora Deolane Bezerra foi solta, nesta terça-feira (24), após ser beneficiada por um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Darwin Henrique da Silva Filho, dono da Esportes da Sorte. A ação foi determinada pela Justiça de Pernambuco. Ela estava detida no presídio em Buíque, no Agreste de Pernambuco. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A mãe de Deolane, Solange, bem como os outros 18 investigados, também foi beneficiada pela decisão do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, relator do caso, na noite desta segunda-feira (23), que acatou o pedido de Darwin estendendo o relaxamento da prisão ao restante dos detidos.

Justiça manda soltar Deolane Bezerra e outros investigados por jogos ilegais

Mesmo com a soltura, Deolane e os outros suspeitos continuarão cumprindo uma série de medidas cautelares, dentre elas a proibição de fazerem publicidade de plataformas de jogos de azar ou, ainda, mencioná-las nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Além disso, os investigados não poderão frequentar qualquer empresa envolvida na investigação ou participar de qualquer tomada de decisão dentro delas. Deolane Bezerra é dona da Zero Um Bet, que explora jogos de azar.

Ao contrário do que aconteceu da última vez que Deolane foi solta e passou pouco mais de um dia fora da prisão, agora, ela estará completamente impedida de usar as redes sociais ou de se dirigir às investigações publicamente. Ela também não precisará portar a tornozeleira eletrônica, ao contrário do que ocorreu na última soltura.

Os investigados também não poderão mudar de endereço sem autorização prévia da Justiça, bem como se ausentar da Comarca de residência, sem autorização judicial. Eles estão proibidos de praticar novas infrações dolosas e têm 24 horas para comparecerem no Juízo da 12ª Vara Criminal da Capital para assinatura de Termo de Compromisso.

Há duas semanas, quando foi solta, ela teve que retornar à cadeia após descumprir medidas cautelares. Quando deixou o presídio, foi carregada por pessoas que a aguardavam do lado de fora e disse, em um microfone da imprensa, que “foi uma prisão criminosa”, enquanto atravessava a multidão.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, a assessoria de comunicação do TJPE informou que “a investigada Deolane Bezerra Santos teve sua prisão preventiva decretada por descumprimento de medida cautelar estabelecida em acórdão do Egrégio Tribunal de Justiça de Pernambuco, nesta quarta-feira (10), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano”.

Veja fotos de Deolane

Juíza diz que investigados podem “sustentar uma vida de fuga”

Horas antes da decisão de soltura dos investigados, a juíza Andrea Calado da Cruz havia determinado manutenção da prisão dos indiciados. Para ela, os envolvidos tem capacidade de “sustentar uma vida de fuga, dificultando a ação das autoridades e a consecução da justiça” devido aos “recursos financeiros substanciais”.

— A má vontade dos foragidos com forte poder econômico é um fenômeno alarmante que desafia a efetividade da aplicação da lei penal (…) Diante desse contexto, a manutenção do decreto de prisão se torna imprescindível. Tal situação gera um cenário em que a aplicação da lei penal se torna praticamente impossível. A capacidade de se esconder e de obstruir investigações torna-se uma arma em mãos de quem se recusa a enfrentar as consequências de suas ações — afirmou a juíza.

Continua depois da publicidade

A magistrada replica, no trecho, o posicionamento do Ministério Público de Pernambuco, que se manifesta de forma opositora à manutenção da prisão dos investigados. Para o órgão, a continuidade das prisões implicaria “inevitavelmente, em constrangimento ilegal”. O MP também disse que seriam necessárias novas diligências para a conclusão da apuração e recomendou a aplicação de outras medidas cautelares.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima na mesma operação que prendeu Deolane

Caderneta com anotações liga Deolane Bezerra ao crime organizado, diz polícia

Polícia revela desvio milionário de novo esquema envolvendo Deolane Bezerra