A abertura da Maratona Cultural de Florianópolis, nesta quinta-feira (23), contou com críticas de duas das principais atrações da noite, a atriz Denise Fraga e a banda Dazaranha, à decisão da Câmara Municipal de negar o título de cidadão honorário do município a Gilberto Gil. Todos eles integram a programação gratuita do evento, incluindo o cantor baiano, que fará show no Centro no domingo (26).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
No Teatro Ademir da Rosa, Denise Fraga encerrou o monólogo “Eu de Você”, iniciado às 19h e do qual é protagonista, afirmando que só um maior acesso à cultura permitirá que notícias como a da homenagem negada a Gil não se repitam. Ele ainda deixou o palco no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica, cantando “Andar com fé”, do compositor baiano.
— Viva Gil! — gritou a atriz.
Espectadores do teatro puxaram coro de “vergonha” em crítica à Câmara.
Continua depois da publicidade
Exclusivo: Denise Fraga fala sobre paixão por histórias: “Tenho curiosidade nata”
Já na avenida Paulo Fontes, no Centro, a tradicional banda manezinha Dazaranha interrompeu o show com a Camerata Florianópolis iniciado às 20h para puxar gritos de homenagem a Gil.
— A Câmara de Vereadores de Florianópolis não representa o nosso povo. Eu tenho certeza absoluta de que esses vereadores não representam a nossa cidade — disse o vocalista Moriel Costa, em defesa de Gilberto Gil.
Após a repercussão nacional do título negado pela Câmara ao músico, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou duas moções de aplauso a Gilberto Gil, na terça (21).
A Maratona Cultural ocorre em Florianópolis em celebração ao aniversário de 350 anos da cidade. O show de Gilberto Gil irá encerrar a programação gratuita de quatro dias de evento.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo da manifestação do Dazaranha
Leia mais
Maratona Cultural de Florianópolis tem mais de 300 atrações; confira programação por dia
Em Florianópolis, Gilberto Gil admite sondagem do governo Lula 3: “Não tenho mais idade”
Luciano Hang receberá título de cidadão honorário de Florianópolis