Denis voltou a ser o nome do Figueirense em um jogo do Campeonato Catarinense. Na tarde deste domingo, o goleiro parou o artilheiro Lima ao defender um pênalti no segundo tempo e garantiu um importante ponto na reta final da primeira fase. Em partida no Aníbal Costa, em Tubarão, o Alvinegro ficou no 1 a 1 diante do Hercílio Luz, viu o Avaí se isolar na liderança e ainda perdeu a segunda posição para a Chapecoense, que fez 2 a 0 no Brusque, em Chapecó.

Continua depois da publicidade

O Alvinegro chega aos 31 pontos, dois a menos que o Avaí. Isso porque, o arquirrival venceu o Tubarão por 2 a 0, no sábado, em jogo na Ressacada. A duas rodadas para o encerramento da primeria fase, o Hercílio Luz permanece lutando pela permanência na elite. O Leão do Sul tem 12 pontos, um a menos que o Metropolitano, primeiro fora da zona de queda. As equipes voltam a campo na quarta-feira, às 21h30min. O Figueirense visita a Chapecoense, enquanto os hercilistas encaram o Marcílio Dias, em Itajaí.

O Figueirense começou com tudo e aos dois minutos abriu o placar no Sul do Estado. Alemão subiu mais que a zaga do Hercílio Luz após escanteio cobrado por Rusch e cabeceou no canto direito de Martins. O goleiro ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. O zagueiro voltou a jogar após quase dois meses afastado em recuperação de lesão sofrida no início de fevereiro.

Em vantagem, o time de Hemerson Maria adotou a postura que tem ficado característica nos jogos ao longo do Catarinense: recuou. E isso deu ao Hercílio Luz mais liberdade para tentar o gol de empate na primeira etapa. Aos 11, Victor Guilherme bateu com força de fora da área e a bola saiu à esquerda. Aos 16, o lateral tabelou com Lima e chutou fraco. Denis segurou.

Trocando passes, avançando e envolvendo o Figueirense, o Hercílio Luz criou mais duas claras oportunidades de gol antes do intervalo. Aos 19, Janderson tocou para Juliano, que passou por Rusch e bateu colocado, à esquerda de Denis. Aos 38, Rudnei fez o cruzamento do lado direito e a bola passou em frente ao gol, mas Lima não conseguiu mandar para a rede.

Continua depois da publicidade

Na etapa final, foi a vez do Hercílio Luz pressionar logo de cara. Aos 10 segundos, Rudnei chutou cruzado e Denis segurou. Aos nove minutos, Zé Antônio cobrou falta com força, por baixo da barreira, e o goleiro do Figueira espalmou. Mas no lance seguinte saiu o empate. Deca cruzou, Léo Costa desviou de cabeça e encontrou Vinicius Pacheco, que tocou na rede.

Animado com o empate, o Hercílio Luz poderia ter virado o placar. Aos 12, Zé Antônio parou Deca na base do empurrão, mas isso dentro da área. O árbitro Rodrigo D'Alonso Ferreira assinalou pênalti. Na cobrança, o artilheiro do time Lima, que tem quatro gols no Estadual, cobrou no canto esquerdo do gol, mas Denis espalma pela linha de fundo e salvou o Figueira.

O Figueirense não conseguiu atacar e pressionar, mas o Leão do Sul se manteve à frente, mas sem balançar a rede. Aos 32, Léo Costa bateu de voleio, mas a bola foi na direção de Denis. O goleiro do Figueirense segurou firme. Aos 45, Juliano encontrou Victor Guilherme, que sem marcação cabeceou à esquerda. Nos acréscimos, Juliano soltou a pancada de fora da área, e Denis espalmou para garantir o empate no Aníbal Costa.

FICHA TÉCNICA

HERCÍLIO LUZ 1 X 1 FIGUEIRENSE

HERCÍLIO LUZ

Martins; Victor Guilherme, Zé Antônio, Carlão Farias e Deca; Léo Costa, Rudnei (Vinicius), Janderson (Vinicius Pacheco) e Wescley (Moisés); Juliano e Lima. Técnico: Oliveira Canindé.

Continua depois da publicidade

FIGUEIRENSE

Denis; Kauê, Alemão (Wesley), Ruan Renato e Brunetti; Zé Antônio, Betinho e Julio Rusch (Alípio); Juninho, Willian Popp e Rubens (Matheus Lucas). Técnico: Hemerson Maria.

GOLS: Alemão (F, 2'/1T) e Vinicius Pacheco (H, 10'/2T).

CARTÕES AMARELOS: Deca, Léo Costa e Janderson (H). Zé Antônio, Matheus Lucas, Willian Popp e Juninho (F).

CARTÃO VERMELHO: Ruan Renato (F).

ARBITRAGEM: Rodrigo D'Alonso Ferreira, auxiliado por Eder Alexandre e Eli Alves Sviderski.

LOCAL: Estádio Aníbal Costa, em Tubarão.