O bairro Aventureiro recebe a partir desta quarta-feira (6) até sábado (9) um mutirão de combate à dengue em Joinville. A ação acontece das 8 horas às 11h30 no bairro localizado na zona Leste da cidade. Ele tem o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, com 154. O mosquito também é vetor do zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Continua depois da publicidade

Os moradores que desejarem ajudar nas ações, como voluntários, podem acompanhar as equipes utilizando máscara e repelente. O ponto de encontro será na Escola Municipal Prefeito Wittich Freitag (avenida Miguel Alves Castanha, s/n).

De acordo com o gerente do Serviço de Vigilância em Saúde, Henrique Deckmann, as ações comunitárias de combate à dengue vêm surtindo resultado positivo, com o reconhecimento da população sobre a importância do trabalho realizado pelas equipes, e a conscientização de que cada um deve fazer a sua parte.

– As pessoas que já mantêm seus imóveis limpos, sentem-se animados pelo trabalho que toda equipe está fazendo, ajudando a eliminar os focos gerados pelo descuido de acumuladores ou de pessoas que ainda não levam o problema tão a sério. A comunidade está percebendo que esta ação intersetorial é o caminho correto – afirma.

As ações comunitárias de combate à dengue já aconteceram nos bairros Guanabara, Jarivatuba, Comasa, Espinheiros e Jardim Iririú, e devem continuar sendo realizadas em outras regiões também infestadas pelo mosquito.

Continua depois da publicidade

A ação comunitária é organizada pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde, e tem a participação de outros órgãos e entidades, como a subprefeitura da região Nordeste, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Defesa Civil de Joinville, 62º Batalhão de Infantaria (62º BI), Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Polícia Militar, além de funcionários da Tupy, que ajudarão como voluntários.

Dengue em Joinville: mais de mil pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2020

Números da dengue em Joinville

Desde o início deste ano, Joinville já confirmou mais de 1,2 mil casos de dengue. De acordo com o Serviço de Vigilância Ambiental, o número de focos positivos já superou dois mil registros, o que caracteriza o estado de infestação.

Cerca de 15 bairros da cidade estão infestados pelo mosquito Aedes aegipty. Os mais críticos são Boa Vista, Bucarein, Comasa, Espinheiros, Floresta, Guanabara, Fátima, Itaum, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Jarivatuba.