A prefeitura realiza até sexta-feira (15) um mutirão de combate à dengue no Comasa, bairro com 492 casos confirmados até esta terça-feira (12), sendo o mais elevado de Joinville, seguido do Jarivatuba (249 casos), Guanabara (176 casos) e Fátima (108 casos). Os trabalhos acontecem no turno da manhã.

Continua depois da publicidade

O mutirão no bairro Aventureiro, previsto para terminar no último sábado (9), será retomado em breve, devido à extensa área territorial e ao grande volume de lixo e entulhos que ainda precisa ser recolhido da região.

A população também pode participar como voluntária e auxiliar as equipes, utilizando máscara e repelente. No próximo sábado (16), o mutirão contra a dengue será realizado no Boa Vista, também com a participação da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Boa Vista (AMABBV).

A ação comunitária é capitaneada pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde, e tem a participação de outros órgãos e entidades, como Subprefeitura da Região Leste, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Corpo de Bombeiros Voluntários, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, 62º Batalhão de Infantaria (62º BI) e Polícia Militar.

Números da dengue

Desde o início deste ano, Joinville já confirmou cerca de 1,7 mil casos de contaminação pela dengue. De acordo com o Serviço de Vigilância Ambiental, o elevado número de focos positivos do mosquito caracteriza estado de infestação do inseto no município.

Continua depois da publicidade

Denúncias sobre locais onde possa haver focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela, devem ser feitas pela Ouvidoria do município, por meio do site da Prefeitura de Joinville.

Atendimento sobre a doença

A Secretaria da Saúde oferece serviço de atendimento às pessoas que tenham sintomas da dengue. Antes de se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, a orientação é que o cidadão entre em contato com os canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde (via WhatsApp), no telefone 3481-5165.

Entre as principais medidas preventivas que devem ser adotadas para combater o mosquito e prevenir a dengue, estão:

– eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água;

Continua depois da publicidade

– não acumular lixo;

– tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana;

– retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas;

– verificar a vedação da caixa d’água;

– colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem;

– higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha;

– desobstruir as calhas d’água;

– usar repelente.

Leia também:

Grupo criminoso que roubava casas em Joinville é preso nesta terça-feira

PRF apreende duas toneladas de maconha em caminhão na BR-101, em Joinville

Bombeiros resgatam tartarugas presas em redes de pesca irregulares em Barra Velha