A máquina que fará a dragagem da areia para o alargamento da praia de Canasveiras, em Florianópolis, chegou à Capital por volta da meia-noite desta quarta-feira (2), com mais de duas semanas de atraso em relação ao previsto inicialmente pela prefeitura. Os primeiros testes com o equipamento foram realizados no Norte da Ilha nesta quinta (3). Apesar do imprevisto, a prefeitura mantém a promessa de entregar a obra até 20 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter José Gallina, o atraso ocorreu por conta de problemas na liberação do equipamento em Porto Alegre e também por uma necessidade de ajustes na embarcação, que foi enviada a Navegantes, no Vale do Itajaí, para receber os reparos antes de chegar à Capital. Desde o começo de setembro, os trabalhos de preparação já eram realizados no local, com a instalação de tubos e a operação de máquinas.
Nesta quarta, informou ainda o secretário, a máquina realizou os primeiros testes de sucção de areia na jazida submarina de onde serão retirados os 350 mil metros cúbicos necessários para a operação de alargamento. Segundo Gallina, a dragagem de fato começa nesta sexta (4).
Por conta do atraso para o início da obra, a prefeitura solicitou à empresa responsável pelos trabalhos uma nova máquina para reforçar a dragagem. De acordo com o secretário Gallina, sem o reforço de outro equipamento ficará inviável cumprir o prazo de entrega, previsto para 20 de dezembro.
— Fizemos um apelo para termos mais uma draga na operação. A empresa responsável pela obra deve viabilizar a chegada dela até o final de outubro. A nossa previsão segue entregar a obra entre 20 e 23 de dezembro, para não impactar na temporada — disse o secretário.
Continua depois da publicidade
Gallina também afirmou que a necessidade de uma nova draga não irá impactar no orçamento previsto do alargamento, que é R$ 10,5 milhões.

Faixa ganhará mais 40 metros
Segundo o engenheiro Pedro Tognozzi Vieira da Cruz, responsável pela obra, a faixa de areia da praia de Canasvieiras ganhará em média mais 40 metros de profundidade entre a Ponta dos Morrotes e o trapiche — atualmente, a extensão é de cerca de 10 metros.
O alargamento será feito com areia retirada de uma jazida no fundo do mar, localizada a cerca de 1 km da costa. Serão utilizados 350 mil metros cúbicos de areia para concluir a operação. O alargamento começará pela parte Oeste da praia, na Ponta dos Morretes, e seguirá até o trapiche, em uma extensão de aproximadamente 2,4 km.
Alargamento em detalhes

Continua depois da publicidade