Quem curtiu uma praia em Balneário Camboriú neste feriado, terça-feira (15), levou um susto com a passagem do “demônio da poeira”. Os redemoinhos na areia da Praia Central fez guarda-sóis voarem e banhistas serem arrastados. Imagens repercutiram nas redes sociais e divertiram os internautas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau, Itajaí e região por WhatsApp
De acordo com Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado, os pequenos redemoinhos, conhecidos como dust devil (demônio da poeira, em português), provocam ventos intensos durante as ocorrências.
— Podem ser de poeira, gelo, neve, fogo, água. Muito comuns. São pequenos redemoinhos que [se formam] junto ao chão. A principal característica deles é que não estão associados a uma nuvem — explicou o especialista ao g1 SC.
Diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo conta que as rajadas de vento podem ter alcançado a marca de 80 km/h nas praias do município na terça-feira. Em perímetro urbano, o valor máximo registrado foi de 48 km/h. O fenômeno durou menos de cinco minutos e começou por volta das 12h35min, disse uma testemunha.
Continua depois da publicidade
A cena rendeu comentários na internet: “Dubai brasileira com tempestade de areia e tudo”, comentou uma internauta. “Culpa do alargamento da praia. Se não tivesse alargado, as pessoas não estariam aí”, brincou outro seguidor.
Leia também
Pai suspeito de estuprar filha que não via há 5 anos em Penha é preso
Professora morre atropelada por caminhão enquanto passeava com marido e filho