A demissão de cinco trabalhadores da Companhia Águas de Joinville (CAJ) levantou uma discussão sobre mudança na forma de avaliação dos funcionários da empresa, por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços de Água e Esgotos Sanitários de Joinville (Sintraej).

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Trabalhadores foram demitidos da CAJ

Conforme a Resolução 01/2023 da CAJ, que estabelece o Plano de Cargos e Salários, existe um processo anual de aferição do desempenho do profissional, nomeado Avaliação de Desempenho, que é “utilizada para fins de programação de ações de capacitação e qualificação”. Ainda, o documento afirma que “o profissional que tiver duas Avaliações de Desempenho consecutivas abaixo ou igual a 60 pontos, será demitido por insuficiência de desempenho.”

Segundo a Águas de Joinville, cinco trabalhadores foram demitidos porque tiveram nota abaixo dos 60 pontos, sendo:

  • Trabalhador 1: 57,6% em 2023 e 56,2% em 2024;
  • Trabalhador 2: 57,2% em 2023 e 55,6% em 2024;
  • Trabalhador 3: 59% em 2023 e 57% em 2024;
  • Trabalhador 4: 54,7% em 2023 e 58,6% em 2024;
  • Trabalhador 5: 55,9% em 2023 e 52% em 2024.

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As avaliações teriam motivado as demissões dos funcionários, na última semana, que chegaram a apresentar defesa contra as avaliações, mas não obtiveram efeito reverso.

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O que disse o Sintraej

Ao NSC Total, o presidente do Sintraej, Edson da Silva, explicou que o sindicato pede pela recolocação dos trabalhadores demitidos e a suspensão do processo de avaliação de desempenho, considerado pelo sindicato como subjetivo.

— A avaliação não avalia desempenho de ninguém, se tornou uma avaliação para demissão. Pedimos que se tenha progressão salarial por plano de cargos, carreira e salários, que cada equipe tenha respaldo constante no seu dia-a-dia sobre o trabalho, podendo entender de forma objetiva o que tem que fazer — afirmou.

O que disse a Águas de Joinville

Em nota, a Companhia Águas de Joinville afirmou que os trabalhadores foram demitidos por conta das notas nas avaliações. A CAJ esclarece ainda que, diferente do servidor público da prefeitura, por exemplo, o trabalhador da Companhia não tem a estabilidade na função por se tratar de uma empresa privada.

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Confira a nota íntegra:

A Companhia Águas de Joinville informa que cinco colaboradores foram desligados em decorrência das avaliações de desempenho das suas atividades. Estas avaliações acontecem anualmente e todos os colaboradores da Companhia têm conhecimento de que participarão do processo, bem como das métricas nas quais é embasado. A avaliação é aplicada conforme critérios estabelecidos na Resolução 001/2023 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Companhia e alinhada ao art. 37 da Constituição Federal, sendo um mecanismo para garantir a qualidade dos serviços prestados à população de Joinville. O processo de avaliação de desempenho é uma ferramenta para acompanhar a evolução na carreira dos colaboradores. Desde 2018, sempre que o colaborador tem duas médias consecutivas iguais ou inferiores a 60% é aberto um procedimento que pode culminar com o desligamento.  O processo de desligamentos recentes dos ocupantes de cargos de engenheiro(a) sanitarista, encanador(a), assistente em suporte administrativo, técnico(a) em mecânica e operador(a) de estação respeitou os prazos legais, inclusive com datas para apresentação de recursos. No caso em questão, os colaboradores obtiveram as seguintes notas nas últimas duas avaliações anuais (2023 e 2024): Colaborador 1: 57,6% em 2023 e 56,2% em 2024; Colaborador 2: 57,2% em 2023 e 55,6% em 2024; Colaborador 3: 59% em 2023 e 57% em 2024; Colaborador 4: 54,7% em 2023 e 58,6% em 2024; Colaborador 5: 55,9% em 2023 e 52% em 2024.

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