O Delivery Solidário é uma campanha que iniciou em Balneário Camboriú e começou a ganhar força em para todo Estado. Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Brusque, Blumenau e outros municípios estão abraçando a causa e mobilizando estabelecimentos para incentivar doações a instituições que precisam de apoio neste período.
Continua depois da publicidade
— A iniciativa começou por aqui, em BC, mas já até perdi o controle de quantas cidades estão replicando o movimento. Foi muito difundido em Santa Catarina e até outros Estados aderiram, como o Rio Grande do Sul e o Paraná — comemora Guilherme Cardoso, idealizador da campanha.
A proposta é arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de limpeza de consumidores que pedem comida em casa. Ao receber a encomenda, o cliente faz a doação para o entregador levar de volta ao restaurante, que fica responsável por encaminhar os produtos a ONGs e instituições parceiras do projeto.
— Como sociedade, nosso sentimento de ajudar o próximo fica muito mais aflorado em épocas difíceis como essa. Parti do princípio que é possível fazer uma corrente do bem mesmo ficando dentro de casa. A ideia surgiu ao ver vários entregadores trabalhando, aí pensei: ‘será que é possível ter alguma doação nesse processo?’. Com um pequeno gesto as pessoas podem ajudar as famílias que vão receber os alimentos e também o nosso comércio local, tudo sem sair de casa — explica.
Continua depois da publicidade
Doação em números
Somente em Balneário Camboriú, onde a iniciativa começou, mais de 700 quilos de alimentos foram arrecadados no primeiro mês da ação, movimentando cerca de 100 restaurantes que promovem as doações. Os produtos são encaminhadas para um centro de distribuições, de onde são direcionados a famílias selecionadas pela Assistência Social do município.
Em Joinville, cerca de 40 restaurantes já aderiram à campanha. A cidade do Norte catarinense selecionou a ONG Esperança Brasil para receber as doações.
— A ideia é também fomentar os pedidos nos restaurantes que estão participando da campanha e assim também conseguimos apoiar esses estabelecimentos que estão enfrentando duramente a crise do Coronavírus — comenta Gabriella Andrade, responsável por levar a ação para Joinville.
Gabriella também comenta sobre a adesão dos consumidores e reforça a necessidade do público também abraçar a campanha.
Continua depois da publicidade
— Os restaurantes estão, cada vez mais, aderindo ao movimento. Constantemente eu atualizo a lista de parceiros. Mas ainda precisamos de mais participação dos consumidores, que priorizem a compra nesses estabelecimentos para movimentarmos ainda mais essa corrente do bem — reforça.
Como participar
Atualmente, para participar, cada restaurante precisa entrar em contato com o representante do movimento no município, que fica responsável por recolher todas as doações. Também é possível entrar em contato com o idealizador do projeto, através do Instagram @Guibcardoso ou pelo e-mail guilhermecardoso.dm@gmail.com, para levar o movimento para a cidade. Clientes de restaurantes também podem indicar a campanha para os donos dos empreendimentos.
Os restaurantes de Joinville que queiram participar da ação podem entrar em contato com Gabriella Andrade pelo telefone (47) 999252612 ou pelo Instagram.
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade