Com mais de 2 mil kg de alimentos e itens de higiene arrecadados em Balneário Camboriú, a campanha Delivery Solidário será encerrada oficialmente neste domingo (07). A iniciativa, criada pelo estudante Guilherme Cardoso, chamou a atenção pela logística utilizada em tempos de pandemia, permitindo que pessoas realizassem doações sem sair de casa e mantendo o isolamento social. O trabalho contou com o apoio de mais de 100 restaurantes locais e chamou a atenção pela praticidade e eficiência da proposta. O trabalho, inclusive, ultrapassou as fronteiras de Balneário Camboriú e chegou a diversas cidades catarinenses e brasileiras.
Continua depois da publicidade
A proposta trabalha com uma espécie de ‘delivery reverso’. Nela, o cliente entra em contato com o estabelecimento comercial e realiza o pedido da comida normalmente. Ao recebê-lo em casa, a pessoa deixa 1 kg de alimento ou um item de limpeza com o entregador, que fica encarregado de levá-lo até o restaurante parceiro. O material é armazenado e, periodicamente, segue para um centro de distribuições em Balneário Camboriú, onde é direcionado para famílias que precisam das doações, selecionadas pela Assistência Social.
Iniciada nos primeiros dias do isolamento social, a campanha ganhou corpo com o trabalho do jovem Guilherme Cardoso, de 23 anos.
— Me senti obrigado a ajudar as pessoas de alguma forma durante a pandemia quando li notícias de algumas pessoas ficariam sem renda e sem ter o que comer durante o isolamento social. E aí percebi que é possível fazer uma corrente do bem ficando dentro de casa e contando com o apoio de quem precisa sair para trabalhar, como é o caso de entregadores e donos de restaurantes — conta o estudante.
Para Guilherme, a iniciativa também ajudou a incentivar o segmento local de restaurantes.
Continua depois da publicidade
— Além do alimento, acabamos fomentando a compra em empresas da nossa cidade, que são mais prejudicadas pela pandemia justamente por serem menores e depender de um bom movimento no comércio. A campanha chamou a atenção porque auxiliou a comunidade em duas pontas do processo: quem precisa de alimentos e quem precisa vender para não fechar as portas — explica.
Com o apoio de empresários locais, a campanha entra no mês de junho com duas toneladas de alimentos e itens de higiene arrecadados em Balneário Camboriú – isso sem contar o trabalho realizado em outras cidades. A iniciativa ainda foi reforçada com a doação de empresários e o esforço de pessoas que auxiliaram no processo de distribuição dos itens.
Protagonismo juvenil
A ideia de ajudar as pessoas não surgiu do nada. Guilherme é membro do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), organização brasileira responsável por discutir e sugerir assuntos de interesse nacional.
— Nós conselheiros temos muito forte a ideia de que, enquanto jovens, precisamos ser protagonistas não só nos tempos bons, mas também nos tempos de crise. Os jovens precisam se levantar, ajudar e orientar as pessoas, e fazer com que a sociedade saia o mais rápido possível desses momentos conturbados — explica.
Continua depois da publicidade
Conheça o projeto através do Instagram @Guibcardoso ou pelo e-mail guilhermecardoso.dm@gmail.com e no site www.deliverysolidariobc.com.br e para efetuar alguma doação para a Casa do Voluntário de Balneário Camboriú você pode participar pedindo seu delivery em casa nesse final de semana.
Clientes de restaurantes também podem indicar a campanha para os donos dos empreendimentos, aumentando ainda mais a corrente do bem que fecha com uma chave de ouro, ajudando empresas e famílias, em uma corrente solidária que se levantou em Balneário Camboriú.