A Delivery Much, maior franquia de app de delivery do Brasil, completa 13 anos de história em outubro. Fundada em 2011, em Santa Maria (RS), a empresa nasceu como uma solução para conectar consumidores e restaurantes com eficiência, oferecendo um serviço de pedido de comida online que facilitasse a rotina dos usuários. Diferente de outros players do mercado, o aplicativo tem uma proposta inovadora: atender as cidades de médio e pequeno porte, em que a digitalização dos serviços de comida ainda não é tão avançada. 

Continua depois da publicidade

Com esse diferencial, a Delivery Much encontrou um mercado promissor ao focar em municípios fora dos grandes centros urbanos. Ao oferecer um aplicativo intuitivo e fácil de usar tanto para o consumidor quanto para os restaurantes parceiros, a empresa rapidamente se destacou e expandiu sua presença pelo Brasil. A startup foca em valorizar a cultura hiperlocal e a economia das cidades distantes dos grandes centros, e por isso, foca a expansão em municípios de até 150 mil habitantes. 

Uma oportunidade que virou inovação

A história da Delivery Much iniciou em Santa Maria (RS), em 2011. Na época, em que o mundo não era tão conectado, cinco universitários identificaram uma oportunidade de mercado: a possibilidade de pedir comida sem precisar ligar para o restaurante. Na época, o mercado de delivery não era aquecido e muitas empresas alimentícias ainda não atuavam no digital. Logo, a empresa se tornou incubada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No início, a Delivery Much atuou no modelo de site, com alguns restaurantes parceiros. Conforme a empresa foi ganhando capilaridade, surgiram interessados em levar o modelo de negócios para diversas cidades do país — momento em que, no ano de 2015, a Delivery Much decide expandir através de franquias. 

Já em 2020, diante da pandemia da Covid-19, a empresa vive um novo marco. Impossibilitadas de sair de casa, as pessoas começam a buscar alternativas para continuar consumindo suas comidas favoritas — momento em que houve uma expansão do delivery, e consequentemente, da Delivery Much. Neste período, a empresa somou esforços com a Stone, que passou a ser sócia minoritária do negócio. 

Continua depois da publicidade

Franquia levou aplicativo para cidades do interior

Diferente de outros players do mercado, que focam em capitais ou metrópoles, a Delivery Much encontrou no modelo de franquias a possibilidade de expandir para cidades menores, de até 150 mil habitantes. A decisão foi um sucesso, já que permitiu que a digitalização através do aplicativo de delivery chegasse a diversos lugares do país, e assim, incentivasse o empreendedorismo e a inovação.

— A Delivery Much surgiu em uma cidade do interior, fora do eixo das capitais. Com isso, conseguimos perceber que as cidades interioranas, muitas vezes, não são vistas quando o assunto é tecnologia. Percebemos que há espaço para que a inovação chegue até esses municípios, e contribua para modernizar modelos de negócio e abrir mais um canal de venda aos restaurantes — afirma Pedro Judacheski, CEO e cofundador da Delivery Much.

Em 2015, a cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, foi a primeira a receber uma unidade da Delivery Much. Hoje, a empresa já está presente em 14 estados e segue expandindo pelo país — especialmente, em Santa Catarina.

A Delivery Much atua com franquias únicas, ou seja, é responsabilidade exclusiva do franqueado gerenciar o aplicativo na cidade em que ele atua. O benefício para esse profissional é a possibilidade de empreender através de uma marca sólida, estabelecida no mercado, que pode ser implementada com baixo investimento inicial e horários flexíveis. Ainda, o franqueado recebe toda a assistência da franqueadora, com participações em treinamentos, campanhas de marketing nacionais, gestão financeira e muitas outras vantagens.

Continua depois da publicidade

Enquanto franqueadora, a empresa desenvolve e entrega um produto e um suporte robusto para que o franqueado consiga focar integralmente em fazer o relacionamento com os restaurantes e representar a marca localmente. Já o lojista conta com a segurança de que ele sempre será amparado, já que ele terá a figura do franqueado como referência para contribuir com o alto desempenho de seu restaurante, e consequentemente, do aplicativo na cidade escolhida. 

Inovação e crescimento exponencial

Além de contar com toda a força da marca da Delivery Much, o franqueado da empresa garante todo o aporte e experiência de 13 anos de mercado. Atualmente, segundo o CEO, a operação conta com mais de 100 pessoas dedicadas em todo o ecossistema Delivery Much, não apenas para manter a qualidade tecnológica, mas para planejar outras iniciativas de inovação. Recentemente, duas novidades foram anunciadas: o lançamento Much+, um clube de vantagens que bonifica o cliente com cupons, e um supermercado dentro do aplicativo.

Dois fundadores da empresa seguem 100% envolvidos na operação, aliados com os parceiros que a empresa conquistou ao longo dos anos. Além da Stone, a Delivery Much recebeu um aporte financeiro da Novitá Aceleradora de Investimentos, em 2017, e da Nexpon, em 2024. 

A parceria com a empresa de investimentos da NSC, inclusive, foi fundada com o propósito de fortalecer a Delivery Much em Santa Catarina. Em um extenso projeto de expansão pelo estado, o objetivo da franquia é alcançar o número de 50 cidades franqueadas até 2025, ampliando a atuação no estado e fortalecendo a marca em regiões de alto potencial.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Delivery Much também está presente nos estados de Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Maranhão. 

Para conhecer mais sobre a Delivery Much, acesse o site da empresa.