Até o final de outubro deste ano, 512 novos policiais irão reforçar o quadro da Polícia Civil nas delegacias de polícia de Santa Catarina. Com isso, o efetivo chegará a 3,5 mil policiais.
Continua depois da publicidade
O número ameniza a defasagem ao longo dos anos, mas ainda não alcança o quadro ideal da instituição previsto em lei, que seria de 5.997 policiais.
A avaliação é do delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila. Nesta quinta-feira, o governo do Estado autorizou a nomeação de 155 novos policiais civis.
Eles foram aprovados em concurso público de 2010. São 128 são agentes, 25 escrivães e dois psicólogos. Concluirão a academia até o final de outubro, quando estarão aptos a trabalhar.
Continua depois da publicidade
Antes disso, com previsão para agosto, serão formados os cerca de 330 policiais, reforçando o atual efetivo a partir do segundo semestre.
– Essas nomeações vão amenizar a situação. É a maior turma em formação da Polícia Civil. Claro que temos as saídas, as aposentadorias. Por isso é necessário manter esse número de nomeações nos próximos anos – disse o delegado-geral.
A criação de uma Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), na Capital, ainda não está oficializada, conforme Aldo D´Ávila.
Continua depois da publicidade
A equipe específica no combate às drogas é uma das promessas da atual gestão da segurança pública.
A construção do novo prédio para a 7ª Delegacia de Polícia, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, também não está confirmada para este ano. O projeto está atrasado e não há previsão de começo das obras.