O delegado Lucas Fernandes da Rosa, da delegacia de Turvo no Sul de Santa Catarina, teve um surpresa enquanto registrava um boletim de ocorrência de tentativa de extorsão. A foto e o nome dele foram usados pela pessoa que enviava mensagens à vítima do chamado “golpe dos nudes”. O perfil falso se passava pelo delegado e exigia dinheiro.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tem 7,2 milhões de habitantes, aponta IBGE
– O que me chamou atenção, me deixou surpreso, é que a imagem que esse homem apresentou era uma foto minha, que extraíram de uma reportagem. O homem apresentou o áudio, onde os criminosos exigiam dinheiro sob alegação de que a vítima era menor de idade, que ele estava sendo investigado pelo crime de pedofilia – detalha o delegado.
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
No “golpe dos nudes”, criminosos criam perfis falsos nas redes sociais de moças jovens e bonitas, e passam a conversar com homens. Depois de um tempo, inicia a troca de fotos íntimas, e assim que o homem envia, é acusado de pedofilia pelos criminosos. Eles dizem que o perfil é de uma menor de idade, e pedem dinheiro para o tratamento psicológico dela.
Continua depois da publicidade
Para pressionar ainda mais a vítima, um falso policial entra na conversa, e reforça que o homem pode ser preso por pedofilia. A identidade do delegado Lucas foi utilizada nesse ponto da prática criminosa.
Polícia prende homem que gravava relações sexuais e extorquia mulheres no Vale
Os boletins de ocorrência registrados na comarca com esse tipo de crime serão anexados à uma investigação em andamento da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/SC).
– Provavelmente os criminosos são do Rio Grande do Sul, o código de DDD é 51 e o sotaque é característico nos áudios – explica da Rosa.
Homem preso em SC por extorsão e ameaça de divulgar fotos íntimas de ex é condenado
O delegado reforçou o pedido para que as pessoas tomem cuidado com o envio de fotos íntimas nas redes sociais. Em caso de tentativa de extorsão, a indicação é registrar um boletim de ocorrência.
Continua depois da publicidade