O delegado da Polícia Federal Fernando Amaro de Moraes Caieron, um dos sete investigados alvo de mandado de prisão temporária nesta terça-feira (18) pela Operação Chabu, foi solto por volta das 21h desta quarta-feira (19). Ele havia sido detido em Porto Alegre (RS) na manhã de terça.
Continua depois da publicidade
A defesa informou que a liberação de Caieron ocorreu pelo fato de ele estar colaborando com a investigação.
Com isso, seis dos sete alvos de prisão temporária estão liberados. O único investigado que permanece detido é o empresário José Augusto Alves, apontado no relatório da PF como o epicentro do suposto esquema investigado.
José Augusto foi transferido para a penitenciária do bairro Agronômica, em Florianópolis. A defesa já protocolou um pedido de soltura junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que ainda aguarda por apreciação. Se necessário, pretende apresentar solicitação de Habeas Corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Operação Chabu foi deflagrada na manhã de terça-feira e busca desarticular uma suposta organização que segundo a Polícia Federal fornecia informações sigilosas de operações ainda não efetuadas para agentes públicos.
Continua depois da publicidade
Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária. Desses, com a liberação de Caieron, apenas um permanece detido.
Leia também:
Gean encara câmeras e microfones para tentar conter desgaste político