O delegado Alexandre Carvalho, afastado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), poderá assumir a futura delegacia de combate a Narcóticos que será criada em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A sinalização é do delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, dada na noite desta terça-feira antes da solenidade de formatura de 323 novos policiais civis, no teatro Pedro Ivo Campos, na Capital.
– Ele ficará em boa colocação – disse o delegado-geral.
A promessa da Polícia Civil e do próprio secretário da Segurança Pública, César Grubba, é criar a nova delegacia ainda este ano. A estrutura teria como objetivo combater o tráfico de drogas e promover a integração em investigações com as outras duas especializadas: a de repressão a Roubos e a de Homicídios.
Continua depois da publicidade
O delegado-geral assinalou que o destino de Alexandre, neste momento, ainda não foi definido, mas já se reuniu com ele para tratar do assunto.
Alexandre é lotado na Central de Polícia de São José. Ele ficou três anos e meio na divisão de furtos e roubos da Deic, onde comandou a investigação do desvio de peças da SSP, em São José, e indiciou seis pessoas, entre elas o número 2 da SSP, o coronel Fernando de Menezes.
Ele foi afastado da Deic pelo diretor da Deic, delegado Akira Sato. A saída, conforme Akira, foi por razão administrativa e suposta falta de produtividade de Alexandre. O diretor nega que a medida tenha tido alguma motivação política.
Continua depois da publicidade
“Atenção ao tráfico de drogas”
Na formatura dos novos policiais civis, o delegado-geral mandou um recado aos 323 formandos, entre delegados, agentes, escrivães e psicólogos:
– Deem atenção especial ao tráfico de drogas. É ele quem promove os crimes satélites, como furtos, roubos, ameaças e homicídios – recomendou, em preocupação com o avanço desse tipo de crime no Estado.
O secretário da SSP, César Grubba, anunciou no evento a mudança da sede da Delegacia Geral daqui a três meses para um prédio próprio cedido pelo governo do Estado – hoje a delegacia paga aluguel para ocupar o prédio na rua Álvaro Carvalho, no Centro.
Continua depois da publicidade
Grubba revelou ainda que está em processo de licitação para a compra de um helicóptero próprio da Polícia Civil. A aeronave ficaria sediada no Oeste.
O governador Raimundo Colombo, que acompanhou a formatura, disse que Santa Catarina tem evoluído na segurança pública, apesar das dificuldades, mas que muito mais ainda pode ser feito. Ele pediu aos novos policiais que façam o diferencial prestando bom atendimento à população.