O site da Polícia Civil de Santa Catarina já tem disponível a Delegacia de Polícia Virtual da Mulher. O objetivo é ampliar os canais de acesso para denúncias de violência e familiar. O link também possui um tira-dúvidas para o registro de ocorrências.

Continua depois da publicidade

O ícone fica no lado direto da tela inicial do portal na internet. É preciso ser maior de 18 anos para registrar o boletim de ocorrência. A denúncia de forma remota não pode ser feita no caso de crimes que resultaram em morte. 

Os registros serão homologados e encaminhados diretamente para as Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) da região onde o fato ocorreu, para o início da investigação. 

> Confira outros canais de denúncia em casos de violência contra a mulher

Segundo a Polícia Civil, a iniciativa para aumentar esse serviço online deverá seguir mesmo após a pandemia. A violência doméstica e familiar contra a mulher é configurada em qualquer ação ou omissão baseada em gênero que cause lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial à vítima. 

Continua depois da publicidade

A polícia aponta que os índices ainda são altos para esses tipos de crimes. Porém, os casos de violência doméstica caíram 9% em SC neste primeiro semestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda também foi registrada nas ocorrências de estupro (17%), de ameaça (11%) e de lesão corporal dolosa (15%). 

Confira a reportagem: