A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) inicia nesta semana projeto de enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com a delegada Georgia Bastos, titular da unidade policial, intitulado “Conversa entre mulheres” consiste em um ciclo de palestras para aprofundar a reflexão e tratar de questões que vão além do motivo que levaram as vítimas a procurar a delegacia.

Continua depois da publicidade

— Queremos abordar assuntos que possam despertar essas mulheres sobre o ciclo de violência, como a questão de que ex com ciúmes não é sinônimo de amor, por exemplo, muitas vezes ele é nocivo — explica a delegada.

As conversas trarão ao debate assuntos que envolvam a vida das mulheres e seus relacionamentos. A divulgação está sendo feita com as mulheres que procuram a delegacia. As reuniões vão acontecer às sextas-feiras, das 9h40 às 10h40, com início em 17 de maio. Como os temas são variados, as mulheres podem participar de qualquer conversa, mas a intenção é que elas estejam presentes desde o primeiro até o último encontro, em outubro deste ano.

— O objetivo é trazer esses temas de uma maneira mais leve, sem ter relação direta com crime, mas uma questão até terapêutica de despertar a reflexão para outros caminhos — pontua Georgia.

O projeto é mais um caminho desenvolvido na Dpcami no enfrentamento ao ciclo de violência doméstica e também na prevenção destes crimes. Atualmente, a Polícia Civil de Joinville já conta com o projeto PC Por Elas, que promove acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica, e um grupo de reflexão para homens agressores.

Continua depois da publicidade

O projeto tem o apoio do curso de Psicologia da Univille. Na sexta-feira, os estudantes ainda irão realizar ações de acolhimento com as vítimas que chegam à Dpcami para denunciar os crimes.