O diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Alexandre Kale, garante que a ampliação da delegacia eletrônica em Santa Catarina será uma realidade ainda em 2016. Ele destaca a eficácia do serviço, “disponível 24 horas no Estado”. Confira os principais trechos da entrevista:
Continua depois da publicidade
Como será a ampliação da delegacia eletrônica?
Vai ser ampliada ainda este ano. Já fizemos o pedido ao Ciasc. No total, depois serão 65 novos delitos disponíveis. O novo agora será o furto (inclusive furto de veículos), depois roubo, dano e lesão corporal.
O registro online é um documento oficial?
Continua depois da publicidade
É, sem dúvida, desde que haja a homologação pela polícia (a pessoa recebe depois o documento pelo email fornecido no formulário).
Há muitas falsas comunicações?
Nem tanto, a grande maioria são registros que procedem. O que acontece às vezes é a informação ter pouca consistência. aí telefonamos e resolvemos. Lembrando que comunicação falsa é crime.
Por que ainda há tantos registros de perda de documento?
É algo ainda corriqueiro na vida das pessoas, que acontece. É importante registrar porque acionamos entidades como a FCDL, o que pode evitar casos de estelionato e outros crimes com o documento perdido.
Continua depois da publicidade
O que a delegacia eletrônica representa para a polícia?
Há policiais de plantão 24 horas e o registro é analisado na hora. Conseguimos otimizar policiais, fazer economia e botar o policial para investigar. No BO (boletim de ocorrência) eletrônico a pessoa leva em média três minutos para fazer, enquanto na delegacia leva 20 minutos. Só no primeiro semestre de 2015 a delegacia eletrônica atendeu 36,4% mais que todas as delegacias de Florianópolis.
Segurança SC: acesse o site da campanha e veja como participar
Escolhido em votação pelos catarinenses, o tema segurança será prioritário em 2016. Durante todo o ano, acompanharemos indicadores criados junto com especialistas na campanha Segurança SC – Essa Causa é Nossa. Você também pode participar desse movimento! Clique na imagem abaixo, acesse o site da campanha e saiba como. Em redes sociais, utilize a hashtag #SegurancaSC e compartilhe sua história sobre o tema.
