A partir desta segunda-feira (27), a 8ª DP dos Ingleses que atende os bairros Ingleses, Rio Vermelho e Santinho está sem equipe de investigação. Isso significa que crimes que ocorrem nesses três bairros, que juntos somam mais de 150 mil moradores – fora os turistas -, ficarão sem apuração.

Continua depois da publicidade

Em 2011, a delegacia perdeu quatro agentes (três foram transferidos para outras delegacias e um tirou licença não remunerada). As vagas haviam sido preenchidas durante a Operação Veraneio, por policiais do interior do Estado.

Com o fim da operação e o retorno dos agentes para suas cidades de origem, os policiais da equipe de investigação da 8ª DP passaram a trabalhar no plantão registrando boletim de ocorrência.

A prisão do líder do tráfico de drogas da Favela do Siri, a do adolescente apontado como o “terror dos Ingleses”, e a prisão do casal pedófilo que abusava da filha de nove anos são alguns dos crimes solucionados pela equipe de investigação da 8ª DP.

Continua depois da publicidade

A delegacia possui hoje apenas dez agentes policiais. Dois agentes por plantão trabalham 24 horas e folgam 48 horas. Nas outras delegacias, com o dobro da equipe, os plantonistas trabalham 24 horas e folgam 72 horas.

O diretor de Polícia Civil da Grande Florianópolis, delegado Ilson da Silva, garantiu que o problema será solucionado com a formatura de 608 novos policiais, prevista para agosto deste ano.

Silva confirmou a defasagem no quadro de policiais da 8ª DP e acrescentou que outras delegacias da Capital também estão com número insuficiente de profissionais como a 1ª, 2ª e 3ª DPs (Centro, Saco dos Limões e Estreito).

Continua depois da publicidade

– A carência é quase no Estado todo. Todos os distritos que estiverem carentes terão suas necessidades supridas a partir da formatura dos novos policiais. Por enquanto, temos que trabalhar com o que temos – falou o delegado.

Ele disse que não foi informado de que a 8ª DP está sem equipe de investigação e acrescentou que 2012 será um bom ano.

– Será um ano de sucesso para a segurança pública. Recebemos viaturas, computadores e coletes balísticos novos, além da formatura dos 608 policiais, a maior da história da Polícia Civil – concluiu Silva.

Continua depois da publicidade