A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) cumpriu nesta quinta-feira, 7 de junho, mandados de busca e apreensão em uma casa e uma lan house, na Zona Sul de Joinville. O objetivo da operação foi colher equipamentos eletrônicos e de informática como parte de uma investigação relacionada a denúncias de adolescentes que estariam sendo vítimas de chantagens na internet.
Continua depois da publicidade
De acordo com a polícia, as vítimas são do Paraná e procuraram a delegacia alegando sofrer ameaças por parte de um hacker, por meio da rede social Facebook. Segundo elas, o hacker fazia contato com as menores se passando por amigas delas e, posteriormente, “exigia fotos nuas, caso contrário, dizia que mataria suas famílias”.
Após investigação minuciosa foi constatado que o hacker atuava em Joinville. Na apreensão foram recolhidos materiais como computadores e HDs. O objetivo agora da Dpcami é periciar esses equipamentos e alcançar o autor do delito.
O crime investigado consta no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece crime por “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”. Nesses casos, quando há condenação, a pena prevista pode variar de um até quatro anos de reclusão, e multa.
Continua depois da publicidade