Dois altos funcionários do governo da Coreia do Sul viajaram nesta quinta-feira aos Estados Unidos para informar Washington sobre a histórica visita desta semana a Pyongyang e para falar sobre a oferta da Coreia do Norte a respeito da crise nuclear.
Continua depois da publicidade
Chung Eui-yong, diretor da Agência de Segurança Nacional da Coreia do Sul, que liderou a delegação que viajou a Pyongyang, se reunirá com o conselheiro de Segurança Nacional HR McMaster e com o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, segundo a agência sul-coreana Yonhap.
“Temos uma mensagem da Coreia do Norte para os Estados Unidos”, afirmou Chung na terça-feira, quando retornou de Pyongyang.
O presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong Un participarão em uma reunião no lado sul da Zona Desmilitarizada (DMZ) em abril.
Continua depois da publicidade
Na reunião com os emissários, Kim disse que o Norte interromperia os testes nucleares e de mísseis durante as negociações.
De acordo com Seul, Pyongyang está disposto a conversar com Washington e afirmou que não precisaria de armas nucleares caso sua segurança esteja garantida.
Chung é acompanhado por Suh Hoon, diretor do Serviço de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul.
* AFP