A delegação que representará o Brasil na décima edição do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia embarcou no último domingo para a cidade de Alanya, na Turquia. Oito atletas e os treinadores Antônio Leão, no masculino, e Rodrigo Ribeiro, no feminino, lutarão para levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio no torneio que acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro.

Continua depois da publicidade

As duas duplas femininas que participarão da competição são Fabí/Julia Schmidt e Marcella/Mariana. As parcerias Álvaro Filho/Vitor Felipe e Jô/Evandro representarão o pais no torneio masculino.

Entre os atletas brasileiros, dois estão participando da competição pela primeira vez: a pernambucana Mariana e o carioca Evandro. A jogadora do Recife, PE, admite o nervosismo pela estreia na competição internacional.

-Até agora a ansiedade não chegou, mas tenho certeza que quando chegarmos na Turquia e formos à arena esta sensação irá aparecer. Treinamos muito e estamos confiantes, mas é impossível evitar o nervosismo por ser meu primeiro Mundial – diz Mariana.

Do alto de seus 2,10m, o carioca Evandro comemora sua rápida evolução no vôlei de praia. Oriundo da quadra, onde passou inclusive pelas seleções brasileiras de base, o gigante migrou para as areias no início da temporada e em seu primeiro ano na nova modalidade já tem a oportunidade de disputar um Mundial.

Continua depois da publicidade

– Comecei a jogar vôlei de praia no começo deste ano e só eu sei o quanto me dediquei para melhorar. É fantástico ter a oportunidade jogar um Mundial em tão pouco tempo – vibra o atleta, que formará, ao lado do paraibano Jô, de 2,02m, a dupla mais alta da competição.

As duas primeiras duplas brasileiras a estrear em Alanya serão Mariana/Marcella e Jô/Evandro, que terão que disputar o qualifying na quarta-feira, dia 15 de setembro. Enquanto isso, Álvaro/Vitor, dupla vice-campeã da edição 2009, e Fabí/Julia entram direto na fase principal, a partir do dia 16.

O Brasil é o maior vencedor do Campeonato Mundial Sub-21, tanto no masculino quanto no feminino, totalizando nove medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Os títulos brasileiros na categoria foram conquistados por Pedro Cunha/Anselmo e Maria Clara/Shaylyn, ambos em 2001, Juliana/Taiana, em 2002, Pedro Cunha/Pedro Solberg, em 2003, Carolina/Taiana, em 2004, Carolina/Camillinha, em 2005, Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Carol Aragão/Bárbara Seixas, em 2006, além de Lili/Bárbara Seixas, em 2007.