O técnico Vicente Del Bosque ficou satisfeito com a atuação da Espanha neste sábado, apesar de reconhecer as dificuldades do seu time no primeiro tempo. Para o treinador, o Paraguai soube pressionar e causar desconforto à equipe europeia, uma das favoritas ao título da Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

– Foi uma partida muito dura, muito desconfortável, mas foi mais ou menos o que esperávamos. Sentimos um certo desconforto quando estávamos com a bola, mais do que nunca, e temos que elogiar o Paraguai por causa disso. Com as substituições, tentamos renovar o time e colocar mais homens no meio-campo para aumentar a nossa posse de bola – avaliou o técnico.

Apesar da boa estratégia paraguaia, Del Bosque valorizou o desempenho dos espanhóis.

– O Paraguai também teve mérito. Mesmo assim, acho que merecemos a classificação – declarou o técnico que enalteceu a atuação do seu goleiro. – A atuação de Casillas foi salvadora, com duas defesas magníficas.

O número 1 defendeu um pênalti no segundo tempo, pouco antes da Espanha também desperdiçar uma penalidade. Com a vitória, a Espanha se classificou para as semifinais pela primeira vez em sua história.

Continua depois da publicidade

– Para nós, esta vitória representa o bom momento que está atravessando o futebol espanhol nestes últimos anos. Chegar às semifinais, estar entre os quatro melhores é fantástico para o esporte espanhol – exaltou.

Para brigar pelo título, na decisão, os espanhóis terão que vencer a Alemanha, algoz da Argentina neste sábado.

– A Alemanha não me dá medo, mas fez uma grande partida. ê a melhor seleção neste momento. Contudo, somos fortes e podemos enfrentar qualquer rival, inclusive os alemães.

Confiança

Del Bosque já pensa no difícil confronto com a Alemanha, pela semifinais da Copa do Mundo da África do Sul. Ele confia na qualidade dos jogadores e espera repetir as boas atuações.

Continua depois da publicidade

– Se os vencemos na final da Eurocopa de 2008, podemos fazer o mesmo agora – disse.

Defesa de Torres

A entrada de Fábregas no lugar de Fernando Torres, foi para manter o controle da bola, segundo Del Bosque. A mudança foi complementada com a entrada de Pedro, que jogou mais adiantado, na posição antes ocupada pelo camisa nove, a quem defendeu mais uma vez.

– Ele está bem fisicamente. Estamos satisfeitos com seu trabalho. Hoje, a bola não chegou – concluiu.