FLAVIO DEL MESE

Depois de alguns passeios e cervejas em Amsterdã, prepare-se para entrar no Red Light District, hoje uma atração turística mundialmente conhecida. O “bairro vermelho” é um conjunto de quarteirões centrais em que as ruelas estão preenchidas por “mostras” que induzem à única atividade pessoal, comercial ou industrial – no caso das sex-shops: o sexo, seus associados e derivados sem hipocrisias.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, o ambiente decaiu um pouco, e começaram a aparecer alguns personagens marginais que azedaram sua imagem “soft”. Mas a chave do seu sucesso, o que o torna numa atração tão visitada quanto os museus, é a atmosfera descontraída, agradável e “normal” que o transformam, acima de tudo, em um local exótico.

Feito o “tour” dos canais – mas não tudo junto, é claro – resta alugar uma bicicleta e fazer como toda a gente: pedalar acima e abaixo de canal em canal. Aproveite para ir ao mercado de flores à beira do canal, com vendedores dentro de barcos apregoarem a mercadoria todos os dias. E já que é muito longe, uma visita à antiga cervejaria da Heineken quase de graça, com músicas e queijos. O pouco dinheiro que você paga vai para o Unicef.

Além dos barcos que falei, você também pode pegar catamarãs bem maiores e sair pelo porto entre gigantescos navios (nos sentíamos como pigmeus em um barquinho ao lado de barcos com 250 metros de comprimento e alguns “liner’s” com 10/12 andares de altura) ou pode sair a procurar museus de tudo o que você quiser.

Continua depois da publicidade

Eu conheço a cidade bastante bem, mas o que mais me agrada é simplesmente flanar. Além disso, existe um telefone muito útil de uma organização de aposentados, mas aptos a tudo. Não querem se acomodar e se propõem a guiar turistas – mas só no seu bairro ou em uma parte que conhecem bem. São também conhecidos por cobrarem preços ínfimos, mais ou menos US$ 5 ou US$ 6, repassados ao Unicef. Eles são simpáticos e falantes. Os hotéis têm os telefones deles.

Leia mais em wp.clicrbs.com.br/viajandoporviajar