Nesta semana a SC-283, que já ainda não teve recuperação de estragos causados pelas chuvas de maio e junho de 2014 e julho de 2015, entre Chapecó e Concórdia, teve mais um ponto com deslizamento.

Continua depois da publicidade

Na noite de segunda-feira parte da pista cedeu em Águas de Chapecó, a dois quilômetros da cidade. No final da tarde de terça-feira o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) conseguiu liberar o tráfego em meia pista, abrindo espaço no barranco, num trecho de 50 metros. Só que a passagem permite apenas um veículo por vez, o que exige cuidado dos motoristas.

A preocupação é que a rodovia não fique com essa situação provisória por muito tempo, como ocorreu entre Chapecó e Concórdia, onde dois pontos estão ser restauração há um ano e meio. Somente no final de dezembro o Deinfra lançou a licitação para recuperar os pontos atingidos por deslizamentos.

O superintendente regional do Deinfra, Élio Godoy, disse que o órgão vai tentar incluir o trecho de Águas de Chapecó na revitalização da Rodovia. Em outubro foi dada a ordem de serviço para a Planaterra, vencedora da licitação, recuperar um trecho de 35 quilômetros, entre Chapecó e São Carlos. A empresa iniciou os trabalhos mas pediu uma revisão no valor, de R$ 14,6 milhões, em virtude do aumento dos derivados de petróleo.

Continua depois da publicidade