Motoristas que circulam pelo trecho do km 65 da SC-108 em Blumenau se deparam, desde sábado, com uma lombada física instalada no local onde antes havia uma lombada eletrônica. A obra foi feita como reação do governo do Estado aos acidentes que ocorrem na cabeceira da serra, na Vila Itoupava. Um dos mais graves, entre um ônibus e um caminhão em fevereiro, envolveu 35 pessoas e deixou três mortos.

Continua depois da publicidade

Outras três lombadas físicas serão erguidas perto de três colégios localizados ao longo da rodovia: Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, Escola Estadual Básica Emilio Baumgart e Escola Básica Municipal Duque de Caxias. Elas irão substituir lombadas eletrônicas desativadas por decisão judicial. Mas pelo menos uma delas, a da cabeceira da serra, está provocando polêmica entre os moradores das redondezas.

A professora Adriane Fasse Eichscadt alega que os motoristas não sabem que já existe uma lombada no fim da descida. Ela afirma que velocidade em excesso é constante na região e, por isso, desde sábado sua família vive assustada com as freadas bruscas ou o ruído de veículos que não conseguem frear a tempo, antes da lombada.

– A gente não dorme mais sossegada. Fica sempre achando que um carro capotou, por causa do barulho. Sábado à tarde, estava na varanda de casa e vi um motoqueiro passando em alta velocidade pela lombada. Chegou a voar. Se não caiu, foi por Deus – conta.

Deinfra vai pintar a lombada

Continua depois da publicidade

O superintendente regional do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) em Blumenau, Magno Vinícius Uba de Andrade, diz que foram colocadas placas ao longo da rodovia no início da semana passada, dias antes da instalação da lombada na Vila Itoupava. A intenção era de que os motoristas fossem se habituando à mudança.

De acordo com Andrade, a sinalização por placas está concluída. O que falta agora é a pintura da própria lombada, a qual deve ser feita com o tempo firme:

– A lombada já devia estar pintada, mas o tempo não permitiu. Vamos ver com a equipe de obras quando a pintura será feita.

A obra é executada com recursos do governo estadual. O superintendente do Deinfra afirma que o orçamento final ainda não foi fechado, mas deve ficar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. Sobre as outras três lombadas, Andrade explica que serão instaladas quando as suas placas de sinalização estiverem prontas.

Continua depois da publicidade

Grupo prefere lombada eletrônica

Um dos organizadores da manifestação que interrompeu o tráfego na Vila Itoupava em fevereiro, Marciel Gerson Hass defende que somente lombadas eletrônicas podem solucionar o trânsito da região. Ele acredita que a lombada física esteja funcionando, por enquanto, apenas entre os caminhões:

– Como a altura da lombada é pequena, veículos menores passam batido, sem reduzir a velocidade. Vejo principalmente os caminhões respeitando a lombada.

Hass espera que com a pintura da lombada mais veículos a respeitem:

– Apesar das placas, muitas pessoas não veem. Mas há também os motoristas que ignoram mesmo.