A Ponte Pedro Ivo Campos, que dá acesso à Ilha, em Florianópolis, passou por uma vistoria na noite desta quinta-feira (14). Por volta das 23h, uma das pistas foi fechada para a revisão do local onde uma placa metálica se soltou no fim da tarde de quarta (13). Após o desprendimento, uma solução provisória foi adotada: a placa foi recolocada no lugar e fixada com uma solda.
Continua depois da publicidade
A análise durou cerca de 20 minutos e foi realizada por engenheiros e técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e da Secretária Estadual de Infraestrutura.
— Essa vistoria foi a priori pra sanar o remédio que a gente fez ontem (a solda inicial). Foi dada uma segunda revisada pra ver se estava solucionada, até nós efetivamente iniciarmos a reforma das pontes — explicou o engenheiro e fiscal da secretaria, André Sabi.
Além dos órgãos do Estado, estiveram presentes os representantes do Conselho Regional de Engenharia e da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) com o objetivo de analisar a medida temporária até que haja uma solução definitiva.
Na avaliação de Sabi, a solução provisória funcionou.
Continua depois da publicidade
— A solda nos parafusos, apesar de não ser o procedimento efetivamente correto, funcionou, tá dando mobilidade na ponte.
Falta de reparo afetou outros parafusos
Aparentemente, pode ser observada a falta de nove parafusos na estrutura. Em relação a isso, o presidente da ACE, Carlos Nakazima, explicou que a solda foi feita somente nos parafusos superiores, que perderam a cabeça, porque não alcançava a parte debaixo.
— Mas isso não é normal. Normal é fazer a manutenção de tempo em tempo, fazer a revisão. Com certeza não foi feita essa manutenção, essa verificação periódica que tem que ser feita — analisou.
Nakazima também observou outras pequenas falhas aparentes em parafusos. O engenheiro da secretaria de infraestrutura, André Sabi, afirmou que as peças serão providenciadas.
Continua depois da publicidade
— A gente está contatando fornecedores do material dos parafusos para os faltantes e os soldados — garantiu.