A construção da nova ponte sobre o canal da Barra da Lagoa será retomada esta semana. Apesar do atraso provocado pelo embargo da obra, o consultor executivo do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Cláudio Garcia, acredita na conclusão ainda em 2017. O cronograma original previa entrega em novembro. O custo está orçado em RS 3,2 milhões.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Notícia na Manhã, Garcia explicou que a empreiteira retoma os trabalhos nesta semana. Inicialmente, serão feitos reparos imediatos para segurança. Logo após, será retomada a construção da nova ponte. O consultor preferiu não comentar o laudo técnico da Polícia Federal que aponta risco de colapso na estrutura, em função da exposição da ferragem. “O Deinfra não tomou conhecimento do conteúdo disso e não é apropriado emitir juízo. Nossos engenheiros vão avaliar se há risco estrutural.”
A ponte atual vai ser demolida. “Está deteriorada e tem problemas estruturais”, justificou Garcia. Mais alta, a nova ponte permitirá a passagem de barcos maiores, uma reivindicação dos pescadores.
A questão do acesso à Fortaleza da Barra está resolvida. “Vai contemplar a conversão à Fortaleza da Barra, e quem sair da Fortaleza conseguirá fazer o acesso à direita e à esquerda”, completou Garcia.
Após ficar 16 meses parada, a obra foi retomada em abril e paralisada novamente por determinação da Justiça Federal, que exigiu um estudo de impacto ambiental.
Continua depois da publicidade