Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira em São João Batista, na Grande Florianópolis, por policiais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Florianópolis. A ação policial apura denúncia de extorsão contra o prefeito do município, Aderbal Manoel dos Santos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o delegado Renato Hendges, responsável pela investigação, o prefeito teria sofrido ameaça de extorsão no valor de R$ 150 mil. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça local. As buscas são em residências dos suspeitos de envolvimento no caso, um ex-prefeito, dois empresários e um cabeleireiro.

– Foi um arquitetado um esquema de alguém que estaria trocando de partido e simulou um pedido de ajuda financeira ao prefeito. Então gravaram um vídeo do prefeito entregando R$ 2 mil em dinheiro e divulgaram. Mas temos outras gravações que mostram que esse plano foi arquitetado para desmoralizar o prefeito – disse o delegado, sobre um vídeo divulgado na internet recentemente contra o prefeito.

A Deic apreendeu computadores e documentos. O inquérito ainda não foi concluído.

Continua depois da publicidade