A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu na tarde desta segunda-feira Gustavo Maineri da Silva. Ele é apontado como líder de uma quadrilha especializada em assaltos no Rio Grande do Sul e foi encontrado em uma quitinete em Canasvieiras, Norte da Ilha, pelo delegado Anselmo Cruz, da Divisão de Roubos e Antissequestro.

Continua depois da publicidade

O grupo criminoso ficou conhecido nacionalmente após matéria do Fantástico, exibida no último domingo. O vídeo mostrou parte da investigação da investigação da Delegacia de Repressão ao Roubo de Cargas do Rio Grande do Sul, que associa mais de 200 assaltos a carros, casas, lojas e bancos ao grupo que seria comandado por Gustavo.

Os produtos dos furtos, como joias, armas e dinheiro eram exibidos nas redes sociais dos integrantes da quadrilha, o que permitiu a prisão de pelo menos 22 membros na última terça-feira. A chamada operação ostentação envolveu 300 policiais civis gaúchos e parte da ação foi mostrada no Fantástico. A veiculação da matéria possibilitou que a equipe da Deic encontrasse o suspeito, que estaria em Florianópolis desde sábado.

– Depois da matéria, recebemos informações de que ele estivesse em Canasvieiras. Fizemos campana desde esta manhã e acabamos por prendê-lo – contou o delegado Anselmo Cruz.

Continua depois da publicidade

Uma equipe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul está a caminho de Florianópolis para efetuar a transferência de Gustavo e dar sequência às investigações. A reportagem não teve acesso ao preso ou ao seu advogado. Sete membros da quadrilha seguem foragidos, além de um adolescente que teve o pedido de apreensão negado pelo Juizado da Infância.