A divulgação dos tempos oficiais para o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão de Joinville confirmou o que já era estimado.

Continua depois da publicidade

Carlito Merss (PT), que tenta a reeleição, ficou com o maior tempo de exposição (9min24s); Udo Döhler (PMDB) ficou em segundo, com 7min13.; Marco Tebaldi (PSDB) e Kennedy Nunes ficaram com tempos em torno de cinco minutos, e Leonel Camasão (PSD), com pouco mais de dois minutos.

O horário eleitoral gratuito, no primeiro turno das eleições, vai ao ar no rádio e na TV entre 21 de agosto e 4 de outubro. Os programas dos candidatos a prefeito serão exibidos às segundas, quartas e sextas.

Nas terças, quintas e sábados, o tempo é destinado aos candidatos a vereador. Além dos programas de 30 minutos de manhã, ao meio-dia e à noite, os candidatos também têm direito a inserções durante o dia, em quantidade também proporcionais.

Continua depois da publicidade

O tempo é distribuído de acordo com o número de deputados dos partidos de cada coligação na Câmara de Deputados, em Brasília. A coligação com o PP, que indicou o vice Eni Voltolini, e com o PR, de seu atual vice Ingo Butzke, alavancou a vantagem de Carlito. PP e PR somam em torno de um minuto e meio cada ao programa do petista. A coligação tem ainda PHS, PRB, PHS, PTdoB e PCdoB.

Udo Döhler terá cerca de dois minutos a menos que Carlito, mas leva vantagem parecida sobre Marco Tebaldi (PSDB) e Kennedy Nunes (PSD). O PDT, que indicou o vice de Udo, Rodrigo Coelho, contribuiu com um dos maiores tempos da coligação, perto de um minuto. PSDC, PTB, PSC e PRTB fecham a coligação.

A migração de deputados de partidos que compõem a aliança com o PSDB para o PSD, criado no ano passado, é o motivo para que Marco Tebaldi tenha o terceiro tempo de exposição (5min49s), cerca de quatro minutos abaixo de Carlito e dois abaixo de Udo, perto do tempo de Kennedy Nunes. Fora o DEM, outros partidos da coligação (PPS, PV, PRP, PSL, PMN, PTC e PTN) têm tempo abaixo de 30 segundos.

Continua depois da publicidade

O mesmo motivo que tirou tempo do candidato tucano fez Kennedy Nunes (PSD) ter 5min25 de exposição. O PSB, que apoia o PSD, também contribuiu com mais de um minuto. Leonel Camasão (PSOL), que concorre com chapa pura, terá 2min07s. Por sorteio, ele será o primeiro a aparecer, seguido de Udo, Carlito, Tebaldi e Kennedy. A ordem se altera a cada dia.

Entre os candidatos a vereador, o maior tempo ficou para a coligação PMDB, PTB e PRTB, com 4min41s. As alianças de PT com PHS e do PSD com PSB ficaram com os segundos maiores tempos – 4min20s para cada coligação. O PSTU terá o menor tempo (menos de um minuto).

Os tempos de cada candidato

Carlito Merss (PT) – 9’24”44

Udo Döhler (PMDB) – 7’13”45

Marco Tebaldi (PSDB) – 5’49”24

Kennedy Nunes (PSD) – 5’25”85

Leonel Camasão (PSOL) – 2’07”02