As primeiras etapas do World Qualifying Series (WQS) de 2004 foram finalizadas neste domingo, dia 25, no Havaí e na Austrália. Na disputa no arquipélago norte-americano, num dia de ondas perfeitas com até 12 pés (cerca de 3,6m), em Sunset Beach, o grande favorito, Kelly Slater, dos Estados Unidos, ficou com o vice-campeonato, após uma final contra três havaianos.

Continua depois da publicidade

O vencedor foi Pancho Sullivan, com Joel Centeio ficando em terceiro lugar e Roy Powers em quarto no WRV Open presented by Faith Riding Company, campeonato nível uma estrela do WQS – circuito de acesso ao World Championship Tour (WCT), a elite do surfe mundial.

O carioca Marcelo Trekinho participou do evento, mas foi barrado por Slater e pelo norte-americano Gavin Beschen nas quartas-de-final, terminando na nona colocação.

Já na Austrália, o WQS feminino foi inaugurado com um evento de nível quatro estrelas. Em uma decisão totalmente australiana, o troféu do Roxy Pro em Phillip Island ficou com Chelsea Georgeson, que faturou os primeiros 1.500 pontos da temporada.

A segunda colocada foi Melanie Redman-Carr, seguida por Pauline Menczer e Samantha Cornish, em quarto.

Continua depois da publicidade

As próximas etapas do WQS masculino serão no Brasil. Entre os dias 2 e 8 de fevereiro acontece o Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha (PE). Na seqüência, entre 12 e 15, está programado o Reef Classic 2004, em Torres (RS).