Está definido o adversário do Inter na pré-Libertadores. A caminhada colorada na competição continental de 2012 terá como primeiro desafio o Once Caldas, de Manizales, Colômbia. No início da madrugada desta quinta-feira (final da noite de quarta na Colômbia), a equipe foi derrotada nos pênaltis, por 4 a 2, pelo Junior de Barranquilla, que sagrou-se campeão colombiano.
Continua depois da publicidade
Precisando da vitória para reverter o 3 a 2 sofrido na primeira partida, o Once foi para cima e fez valer o fator local. Pelo menos nas ações ofensivas e na posse de bola. Sem fazer maior esforço, afinal o Junior pecava na troca curta de passes, desperdiçando a armação no meio-campo. Se o goleiro Henao fez apenas duas intervenções na primeira etapa, a mesma vida não teve o goleiro Viera nos primeiros 45 minutos.
O Once Caldas ainda perdeu o atacante Moreno, por lesão muscular, aos 17 minutos. Cuero ingressou e manteve o ritmo com o parceiro Pajoy. De tanto apostar nas jogadas de bola aérea, cruzadas e alçadas, o resultado só veio nos acréscimos da primeira etapa. Aos 47 minutos, depois de um cruzamento da direita, a bola sobrou limpa para Pajoy bater na saída de Viera.
Na segunda etapa, o Once arrefeceu o ímpeto de ataque nos primeiros minutos. E, com isso, o adversário cresceu. Numa bela tabela com Hernandez, Bacca recebeu livre dentro da área a bateu sem chances para Henao aos 13 minutos. O empate até aí dava o título colombiano ao Junior.
Mas o Once não entregou os pontos. Seguiu vivo no jogo e muito perigoso. Henao Hurtado deu lugar a Beltrán aos 20 minutos. Ele não precisou mais que cinco minutos para recolocar o time da casa na frente no placar, aproveitando um cruzamento da direita com um cabeceio fortíssimo, fora do alcance de Viera. O goleiro do Junior, por sinal, foi exigido em outras duas oportunidades. Mantido o 2 a 1 no tempo normal, veio a decisão por pênaltis.
Continua depois da publicidade
O Junior executou com perfeição as quatro cobranças. Mas Pajoy, um dos destaques do time, e Beltran, desperdiçaram as cobranças, e a série foi fechada em 4 a 2.