O Parque Vila Germânica divulgou na tarde desta terça-feira as empresas que vão fazer a gestão financeira da Oktoberfest pelos próximos cinco anos, até a festa de 2022. O vencedor da licitação lançada em junho foi o Consórcio Oktoberfest Blumenau. Ele é liderado pela Imply, companhia gaúcha responsável pelo sistema de controle de acesso de estádios de futebol como Maracanã, Beira-Rio, Arena do Grêmio e Arena da Baixada, além do Museu do Amanhã, Bondinho do Pão de Açúcar (RJ) e Metrô de São Paulo. A outra empresa que integra o consórcio vencedor é a Netpdv, considerada a maior empresa de cashless do Brasil, com experiência em grandes festivais de música, shows e até mesmo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Rock in Rio Lisboa e GP Brasil de Fórmula 1.
Continua depois da publicidade
:: Pedro Machado: Gigantes disputam gestão financeira da Oktoberfest
O contrato também valerá para a operação financeira da Sommerfest, a partir da edição de 2019 até 2023. O grupo será responsável por toda a venda de ingressos pela internet para visitantes e agências de turismo, controle de acesso e gestão de venda de tickets durante a Oktoberfest. Por fazer a gestão nas bilheterias, o consórcio ficará responsável pelos equipamentos que garantirão o controle do público do evento. Conforme pactuado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Parque Vila Germânica, Ministério Público e Polícia Militar, o público máximo deve ser de 40.704 pessoas simultaneamente na festa.
A expectativa do Parque Vila Germânica é de que o contrato com o consórcio seja assinado até a sexta-feira. Se isso se confirmar, no fim de semana devem começar as vendas de ingressos por meio do novo grupo gestor financeiro. Até o momento os ingressos estão sendo vendidos por meio de contrato emergencial com a empresa Blueticket, que será descontinuado. Para quem for comprar o ingresso, no entanto, as vendas continuarão a ser feitas no mesmo endereço, a página da Oktoberfest na internet.
São dois parceiros com experiência em eventos com cashless, com musculatura financeira, que é importante para essa operação. Estamos muito contentes, agora é trabalhar para fazermos uma grande festa – conta o diretor-financeiro do Parque Vila Germânica, Guilherme Gunther.
Continua depois da publicidade
O consórcio vencedor ofereceu uma proposta de 0% de comissionamento na venda de ingressos, contra 6% sugerido pelo segundo colocado. Segundo o Parque Vila Germânica, a receita para os operadores financeiros deve vir de comissionamento sobre comida e bebida e também da taxa de administração pela venda de ingressos pela internet. No entanto, segundo Gunther, o maior interesse do consórcio seria a visibilidade proporcionada pela festa, que permitiria às empresas mostrar eficiência de olho em outros eventos interessados em migrar para o sistema cashless.
– É uma operação para estar na maior vitrine em termos de evento no Brasil – pontua.
O consórcio vencedor superou o outro grupo que seguia na disputa, que era formado pela IMM, sócia do Rock in Rio e responsável pelos espetáculos do Cirque du Soleil no Brasil, e pela Intellitix, gigante mundial presente em mais de 20 países.
A principal novidade da Oktoberfest será o uso de cartões com chip, que dispensam tíquetes em papel para a compra e retirada de bebida e comida. Esta empresa será a responsável pela operação desse serviço. Segundo o Parque Vila Germânica, a Oktoberfest estará entre os 10 maiores eventos do mundo com utilização do chamado cashless. A licitação exigiu a contratação de um seguro para cobertura de danos morais em casos de eventuais falhas no formato de pagamento eletrônico.
A nova operadora da gestão financeira deve também ser responsável pela contratação de trabalhadores temporários para serviços como caixa (Com informações de Pedro Machado).
Continua depois da publicidade