A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anunciou nesta quinta-feira os critérios de convocação da equipe de adestramento para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. A modalidade assegurou sua vaga para a Olimpíada durante os Jogos Pan-Americanos, em julho, no Rio de Janeiro. O Brasil será representado por quatro conjuntos, sendo três titulares e um reserva.
Continua depois da publicidade
A definição de três conjuntos será feita por critério objetivo, considerando-se as maiores somas percentuais recebidas pelos competidores de juízes internacionais em dois eventos distintos, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Hipismo (na sigla em inglês FEI). Os demais conjuntos não selecionados, mas que obtiverem o índice estabelecido pela FEI, serão classificados de acordo com o critério objetivo anterior, credenciando-se para uma possível substituição como reserva.
Caso a participação se dê em mais de dois eventos, serão descartados os resultados dos concursos em que o conjunto tiver obtido o menor percentual. O mesmo critério será observado caso um mesmo evento seja julgado por mais de um juiz internacional.
Um quarto conjunto será selecionado por critério subjetivo desde que atinja os índices técnicos mínimos estabelecidos pela FEI, cabendo à comissão técnica a indicação, que poderá recair sobre o conjunto reserva selecionado pelo critério objetivo. Os conjuntos selecionados serão submetidos a verificações de prova Grand Prix, uma no mês de junho e outra no mês de julho, em eventos nacionais e/ou provas especificas, para confirmar suas participações nos Jogos Olímpicos confirmadas.
Os conjuntos que estiverem competindo no Exterior e estiverem selecionados também deverão participar de duas provas de nível nacional ou internacional, nos países em que estiverem domiciliados ou outros, nos mesmos meses. As verificações são de caráter obrigatório e têm por finalidade acompanhar a preparação técnica dos conjuntos integrantes da equipe. As verificações serão obrigatórias também para os conjuntos não selecionados, dispostos a permanecer como opção de reserva.
Continua depois da publicidade
A lista final de inscritos será definida pela comissão técnica da modalidade, composta pelo diretor de adestramento Salim Nigri, pela técnica Sabine Bilton e o veterinário Thomas Wolff.