Foi definida nesta segunda-feira, a empresa que irá implantar o Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros, em Joinville.
Continua depois da publicidade
As obras devem ser iniciadas ainda em 2012 pela empresa Belga Empreiteira Limitada, depois da assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço pela Prefeitura de Joinville. A previsão inicial de conclusão dos serviços é de seis meses.
A principal atração do parque será o trapiche público de 120 metros de extensão, incluindo a parte flutuante.
– A ideia é voltar a atenção da cidade para o mar e atender as diversas atividades náuticas – ressaltou o diretor do Fundo Financeiro de Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Flonpata), Vânio Kuntze.
Duas praças, sendo uma com academia para a melhor idade, e um pórtico símbolo do Porta do Mar também serão construídos. O projeto, orçado em quase R$ 1,5 milhão, prevê ainda reurbanização do local, com iluminação, ciclovias e calçadas.
Continua depois da publicidade
Mais parques para Joinville
Ainda neste ano, mais dois parques devem ser entregues. As obras de construção do Parque das Águas, no bairro América, e de revitalização do Parque Morro do Finder, no Iririú, estão em fase de finalização. Também deve ser concluída a implantação de 10,2 km de ciclovias e ciclofaixas que irão interligar os parques do município.
A implantação dos parques e das ciclovias faz parte do programa Linha Verde, financiado pelo Fonplata. A fiscalização das obras é de responsabilidade da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) e pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).