A defesa do ex-presidente do PT e deputado federal licenciado José Genoino pediu neste domingo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir sua pena em regime domiciliar. Os advogados de Genoino alegam que o pedido se baseia na precária condição de saúde do petista. Até as 15h30min, não havia decisão tomada sobre o pedido.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
> Lula telefona a condenados do mensalão e diz “estamos juntos”
> STF manda prender 12 réus condenados pelo mensalão
> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão
Continua depois da publicidade
> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento
Em julho, ele passou por uma cirurgia cardíaca em São Paulo, ficando internado até o dia 20 de agosto. No sábado, Genoino passou mal na Base Aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, logo que o avião da Polícia Federal pousou. A pressão arterial subiu, e ele teve que ser atendido e medicado ainda no aeroporto.
Genoino está preso na Penitenciária da Papuda, juntamente com outros condenados no processo do mensalão e, a pedido da família, foi avaliado por um cardiologista – segundo o qual o deputado precisa “descansar” e receber cuidados especiais de alimentação.
O ex-presidente do PT cumpre pena em regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa, pelo qual foi punido com pena de 4 anos e 8 meses de prisão. Ele ainda tem chances de se livrar da punição por formação de quadrilha em julgamento previsto para ocorrer ano que vem no Supremo.
Veja quem são os 12 réus que tiveram prisão decretada
Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: