Entre domingo (10) até quinta-feira (17), 19 municípios de Santa Catarina tiveram ocorrências por conta das chuvas, de acordo com relatório de Secretaria de Estado de Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (18). As regiões de Blumenau e da Grande Florianópolis são as que mais têm cidades registradas no levantamento (cinco e quatro, respectivamente).

Continua depois da publicidade

Grão Pará e Rio Fortuna, na Sul de SC, devem decretar situação de emergência nos próximos dias. As chuvas danificaram pontes nos dois municípios. Em Leoberto Leal, na Grande Florianópolis, foi decretada a situação em decorrência de enxurrada no domingo (13), mas não foram preenchidos critérios e a condição não foi homologada pela Defesa Civil.

Durante a semana, a secretaria de Defesa Civil emitiu um total de 112 mensagens para a população por meio de site, página no Facebook e via SMS. Dessas, 31 foram alertas, 64 de atenção e 17 de observação.

A previsão do tempo para o fim de semana, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, é de que haverá sol com momentos mais nublados.

Quanto mais para o período entre o meio da tarde e o início da noite, maior a possibilidade de chuva. Há chance de temporais isolados, principalmente no Norte e no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo em quais cidades a Defesa Civil registrou ocorrências entre 12 e 17 de janeiro de 2019:

Araquari

Pancadas de chuva com raios e ventos causaram queda de árvore e destelhamentos. Danos: dois barracões de madeira destruídos.

Balneário Rincão

Rajada de vento deixou uma residência parcialmente destelhada. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com a Defesa Civil municipal. Ninguém ficou ferido. O serviço de Assistência Social e a Defesa Civil municipal vão ajudar a família na reconstrução do telhado.

Garuva

Pancadas de chuva com raios e ventos causaram queda de árvore e interrupção na energia elétrica.

Continua depois da publicidade

Grão Pará

Enxurrada comprometeu pontes de algumas localidades do município.

Joinville

Pancadas de chuva com raios e ventos causaram queda de árvores e destelhamentos em várias residências.

Lontras

O município foi atingido por uma tempestade com fortes ventos. Residências foram destelhadas no bairro Riachuelo e uma ponte pênsil foi totalmente comprometida.

Monte Carlo

Devido as fortes chuvas acompanhadas por vendaval houve o rompimento de uma galeria da rede de água, que inundou duas casas próximas ao local. Um veículo também foi atingido pela água.O atendimento foi realizado pela prefeitura juntamente com Corpo de Bombeiros.

Penha

Pancadas de chuva com raios e ventos causaram alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e casas parcialmente destruídas. Houve interrupção no fornecimento de energia

Continua depois da publicidade

Rio do Sul

O município foi atingido por uma tempestade com fortes ventos. Aproximadamente 30 residências, localizadas no bairro Progresso e Fundo Canoas, foram destelhadas, assim como uma revendedora de veículos no Bairro Canta Galo. Uma distribuidora de alimentos teve a estrutura em aço arrancada, um veículo que estava no estacionamento foi atingido.

Registradas várias ocorrências envolvendo árvores caídas em via públicas e construções foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. Cinco famílias ficaram desalojadas, mas já retornaram as suas residências. A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal distribuiu lonas e telhas de fibrocimento à população.

São Bento do Sul

Pancadas de chuva com raios e ventos causaram alagamento na região central, queda de árvore, destelhamentos e queda na energia.

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil em Blumenau recebeu relatos de danos e prejuízos, sem ocorrência graves, nos seguintes municípios: Blumenau, Brusque, Botuverá, Indaial e Timbó. Já na Regional de Florianópolis há informações sobre danos e prejuízos, sem ocorrências graves, em: Florianópolis, Leoberto Leal, Nova Trento e Alfredo Wagner.

Continua depois da publicidade