A Defesa Civil de Blumenau atendeu de sábado para domingo 10 ocorrências por conta das chuvas na cidade. De acordo com o diretor do órgão, Adriano da Cunha, a equipe registrou seis casos de maior proporção: quatro deslizamentos, uma queda de muro e uma queda de árvore, mas em todos casos não houve feridos. Os bairros atingidos foram Velha, Fortaleza, Ponta Aguda e Velha Grande.

Continua depois da publicidade

Na Rua Maurino José Zeferino, na Velha, na Rua Alberto Gol e na Rua Severino Inácio Firmino (foto abaixo), ambos na Fortaleza, deslizamentos atingiram casas.

Foto: Defesa Civil de Blumenau, Divulgação

Na Rua México, na Ponta Aguda, houve uma queda de um muro e um deslizamento impediu o trânsito na Rua Hermann Kratz (foto abaixo), Velha Grande.

Continua depois da publicidade

Foto: Defesa Civil de Blumenau, Divulgação

Na rua do Portal da Saxônia uma queda de árvore também interrompeu parcialmente a passagem de veículos no local.

– Nossa preocupação é o que comentamos, temos tempo meio instável, hoje (domingo) de tarde pra amanhã (segunda-feira) o tempo melhora, mas permanece a preocupação com escorregamentos – conta Cunha ao alertar sobre a necessidade de ficar atento as mudanças do solo e em casos de emergência acionar a Defesa Civil.

Defesa Civil descarta possibilidade de enchente

Sobre a possibilidade de enchente, o diretor da Defesa Civil ressalta que o rio Itajaí está em 5,39 metros e continua subindo, mas não deve chegar aos 8 metros, quando caracteriza enchente. O tempo começa a melhorar domingo à tarde e à noite e a frente fria empurra chuva para o mar.

Em Gaspar, foram registrados três deslizamentos de terra. A situação mais crítica ocorreu no bairro Bateias, em que a queda de um muro atingiu parte de uma residência. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

Confira as recomendações da Defesa Civil SC

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.