A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina homologou a situação de emergência de sete municípios por conta das chuvas que assolaram o Estado em janeiro. Blumenau, Biguaçu, Grão Pará, Nova Veneza, Penha, Rio Fortuna e São José tiveram o decreto de emergência reconhecidos. Com o registro, as prefeituras terão acesso a benefícios de ajuda humanitária e reestruturação.
Continua depois da publicidade
A homologação do governo estadual é uma exigência para que a União reconheça a Situação de Emergência.
Com o aval do governo federal as cidades podem elaborar planos de trabalho e ações como postergação de impostos ou saque do FGTS para os cidadãos atingidos pelos desastres naturais.
Blumenau
O prefeito Mário Hildebrandt assinou decreto de situação de emergência pontual após as chuvas que atingiram a cidade no dia 17 de janeiro. O documento instituiu situação de emergência para 22 bairros, Nove deles ficam na zona Norte da cidade.
A prefeitura informou na época que 64 ruas tiveram algum prejuízo provocado pelas chuvas. O total estimado é de R$ 4,5 milhões. Somente na área da educação 13 unidades de ensino tiveram a estrutura afetada de alguma forma.
Continua depois da publicidade
Biguaçu
O prefeito Ramon Wollinger decretou situação de emergência por causa dos estragos provocados pelo grande volume de chuva que atingiu a região no dia 24 de janeiro.