A chance de tempestades com descargas elétricas e granizo em Santa Catarina fez a Defesa Civil emitir um comunicado com recomendações sobre o tempo no Estado. Segundo o órgão estadual, a passagem de uma frente fria nos próximos dois dias pode trazer deslizamentos e prejuízos para cidades do Oeste ao Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Sábado é de chuva e risco de temporal em parte do Estado
Na noite de ontem, as fortes chuvas já causaram estragos no Alto Vale de SC. Ao menos seis galpões tiveram os telhados parcialmente destruídos no município de Vidal Ramos. Para tentar minimizar os danos, coordenadores regionais da Defesa Civil também acompanham a situação nas regiões nesta manhã de sábado.
Continua depois da publicidade
Leia as recomendações :
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.
Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Continua depois da publicidade