A Defesa Civil Municipal promove no próximo dia 17 a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O encontro vai durar apenas um dia e será realizado no Teatro da Ubro (escadarias da rua Pedro Soares), no Centro. O objetivo é buscar um consenso quanto à proteção da população e também a preparação, através da capacitação continuada dos moradores de áreas de risco. Diversos organismos de segurança estarão participando através de uma série de palestras. Numa delas, Roberto Pértile, agente voluntário da Defesa Civil e coordenador do Grupo Ecologia Ativa – do Instituto Nova Acrópole – vai falar da importância do voluntariado nas situações de emergência.
Continua depois da publicidade
Livros – uma ótima notícia
Em recente coluna citei que o povo brasileiro lê pouco e que precisamos ler mais e mais. Curiosamente, recebo em seguida uma informação que muito me alegrou e que divido com você: Os meses de novembro e dezembro de 2013 concentraram o maior volume de vendas já registrado no histórico de estudos do BookScan, desde que a Nielsen _ provedora global de informações sobre o que o consumidor assiste e compra – iniciou a mensuração do mercado editorial no Brasil. As três primeiras semanas de dezembro atingiram o dobro da média anual em comercialização de livros, com 1.270 milhões unidades em uma única semana. É verdade que o Natal estimulou, mas dar livros de presente me parece um excelente sinal de amadurecimento de uma população. Lenta, gradual, mas o sintoma é maravilhoso.
Posse de diretores eleitos
Continua depois da publicidade
Com a presença da prefeita Adeliana Dal Pont, do vice-prefeito José Natal Pereira, da secretária de Educação, Méri Hang, autoridades e comunidade escolar, aconteceu no último final de semana, no Centro Multiuso de São José, um grande encontro pedagógico que também marcou a posse de 78 diretores eleitos na 1ª eleição de diretores e diretores adjuntos da Rede Municipal. A eleição direta era um dos compromissos da prefeita na área da Educação e foi realizada no mês de novembro em todos os Centros de Educação Infantil, Centros de Educação Municipal e Escolas Profissionais. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação foi oportunizar a todos os educadores da rede uma reflexão inicial. A formação continuará no decorrer do ano letivo.
Dificuldade para contratar
Algumas unidades escolares da Rede Municipal de Florianópolis estão enfrentando dificuldades para preencher a vaga de secretário. Pelo menos sete deles pediram demissão justificando, principalmente, pelos salários. Função importantíssima na vida administrativa de uma unidade escolar, certamente há a necessidade de reavaliar formação, logística e condições de trabalho para atrair profissionais e evitar problemas como os vivenciados em algumas escolas nesse início do ano. Numa delas, a E.B.M. Osmar Cunha, em Canasvieiras, a diretora foi obrigada a fechar o atendimento da secretaria há dois dias do início das aulas, devido à falta de pessoal habilitado.