Com o solo encharcado e frágil após o temporal de terça-feira e a previsão de mais chuva para Blumenau, a Defesa Civil está orientando os moradores de áreas de risco da cidade para que saiam de casa. O alerta é para todos que percebem qualquer alteração em barrancos, pequenos deslizamentos ou sinais de risco. Aos que não tem para onde ir, a prefeitura ativou o abrigo da Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa ao lado do Morro da Companhia.
Continua depois da publicidade
Na Rua Pedro Krauss Sênior, no bairro Vorstadt, a Defesa Civil interditou a área onde duas casas caíram na terça-feira à noite. Uma das residências estava abandonada e outra era de um morador de 86 anos que estava na casa da filha, no Progresso. Ninguém se feriu, mas há risco de novos deslizamentos no local e pelo menos outras duas casas no mesmo terreno ainda têm famílias. Equipes da Geologia da prefeitura foram até a rua e orientaram os moradores.
A Defesa Civil passou a manhã inteira visitando locais afetados e pediu que casas fossem evacuadas em vários bairros, como no Progresso e no Tribess — bairros em lados distintos da cidade e que mostram como a enxurrada foi atípica e atingiu Blumenau inteira, diferentemente de casos de verões passados que foram isolados.
Confira no vídeo a entrevista com o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Quadros:
Continua depois da publicidade