A previsão de chuvas de baixa intensidade levou a Defesa Civil de Joinville a intensificar o monitoramento de áreas com risco de deslizamentos por causa do solo estar encharcado. Somente na quinta-feira foram registrados sete pedidos de vistoria em áreas que sofreram deslizamentos ou fissuras.
Continua depois da publicidade
A avaliação é feita por um geólogo exclusivo do órgão. Ele percorre os locais, emite parecer técnico e orienta as pessoas sobre riscos e providências. Nestes casos, a recomendação é que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimentação de terra ou rochas próximas às residências.
Se verificada inclinação de postes ou árvores e rachaduras em muros ou paredes, a recomendação é que a família saia de casa. Os pedidos de ajuda devem ser feitos à Defesa Civil Municipal, pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.
O boletim da Defesa Civil Estadual, distribuído nesta manhã, demonstrou previsão de chuvas ocasionais de fraca intensidade em função da maior concentração de nuvens baixas entre o Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Na maioria das regiões a temperatura fica amena, variando de 18 a 23ºC nesta sexta-feira. Já no sábado e domingo, a previsão em Joinville é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite com temperaturas entre 20 e 28 graus.
Continua depois da publicidade