Uma força-tarefa com bombeiros voluntários e militares, polícia e Defesa Civil foi montada para trabalhar em São Francisco do Sul, onde explodiu uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite desta terça-feira. O acidente ocorreu no terminal marítimo da cidade.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros está trabalhando no local para evitar mais danos, afirma o secretário da Defesa Civil de SC, Milton Hobus.

-Não é um gás tóxico, é oxidante. De qualquer forma, as pessoas têm que evitar inalar essa fumaça, pois ela provoca irritação-, alerta Hobus.

O secretário salienta que a mudança do vento pode levar a fumaça para outra direção, por isso, a importância de deixar as áreas próximas ao local da explosão. Se inalada, a fumaça provoca coceira, irritação na garganta e náusea.

A Defesa Civil já fez a evacuação em bairros próximos. Cerca de 150 famílias foram retiradas de suas casas. Segundo Hobus, todas as providências estão sendo tomadas, incluindo a vinda de técnicos de Brasília e São Paulo para ajudar na operação.

Continua depois da publicidade

No local do acidente, há uma carga de 10,5 toneladas de fertilizante. A BR -280 está bloqueada na entrada de São Francisco para evitar risco às pessoas.

Na Prefeitura de São Francisco do Sul, em uma reunião com a Defesa Civil e autoridades que formam o comitê de gerenciamento de crise na cidade, foi reforçado o apelo para que os moradores não deixem suas casa e que não há motivo para pânico. A orientação é para que somente os moradores do bairro Paulas deixem a área e procurem regiões mais arejadas.

Imagens do Incêndio:

Vídeo do incêndio:

Internautas registram imagens do incêndio:

Serviço