A Defesa Civil de Joinville, com base em previsão distribuída nesta sexta-feira pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciran) está fazendo alerta para a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e noite desde sexta-feira até domingo, com sol entre nuvens em boa parte do dia.

Continua depois da publicidade

A previsão indica que, em função do calor intenso, podem ocorrer descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. A chuva deve ser mal distribuída no período entre sexta-feira e sábado, com características de chuva de verão.

O acumulado diário deve ficar entre 10 a 20 mm em média na sexta e entre 20 e 30 mm no Oeste no sábado. No domingo, chuva fraca a moderada devido a uma frente fria de fraca intensidade.

Na sexta-feira e sábado, há previsão de pancadas de chuva a partir do período da manhã no Planalto Sul e litoral Sul, e entre a tarde e noite nas demais regiões, devido ao avanço de áreas de instabilidade do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Há risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado, especialmente para o Planalto Sul e Litoral Sul. O acumulado diário de chuva varia entre 10 e 20 mm em média no Estado.

No domingo, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva desde cedo do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões entre a tarde e noite. Persiste o risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado. O acumulado de chuva varia entre 10 e 20 mm em média no Estado, podendo ocorrer pontuais de 50 mm no Planalto Sul e Litoral Sul.

As temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C no Estado, apresentando características de verão. O Oeste, Litoral e Vale do Itajaí podem registrar temperatura acima de 32°C. A temperatura ameniza na próxima semana.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil recomenda que, diante de qualquer problema, as pessoas devem se comunicar com a coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou 8910-9056 para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas.